sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PT COMPLETA 35 ANOS TENTANDO PREGAR MORAL. DE CUECAS.

Deputado mostra áudio de mentiras eleitorais da presidente Dilma.

Boa parte da população brasileira já reclama do que considera um estelionato eleitoral. Particularmente, sou a favor da democracia. Se a presidente Dilma Roussef recebeu mais votos nas urnas, tem o direito legal de estar no cargo. Porém não há como negar que para chegar lá, a candidata-presidente mentiu. E como mentiu... Vendeu o “país das maravilhas” para seus eleitores e está entregando um Brasil de maltrapilhas. O que disse na campanha, está desdizendo a cada dia com aumento de produtos, serviços e impostos que desmentem cada palavra dita no horário eleitoral gratuito (o vídeo coletado no You Tube comprova parte deste estelionato). O brasileiro que nela votou se sente enganado. O que não votou (quase metade da população eleitoral), mais do que revoltado.

Nunca fui petista. Não sou filiado a nenhum partido político, diga-se de passagem. Mas há algumas décadas até cheguei a pensar que o PT era aquele partido que poderia restituir a ética na política. Tinha um discurso – e também uma prática, oposicionista e descomprometida, claro – que encantavam os ouvidos. Parecia ser possível. Passados alguns mandatos e o que vemos é a institucionalização da corrupção, da bandalheira, da falta de ética. Da total falta de respeito com as pessoas, com o povo, com a nação. Toda esta prática hedionda, soma-se agora às mentiras de campanha. Dilma e seu governo petista perderam toda a credibilidade. Prova disto é que até deputados governistas votaram para abertura da CPI da Petrobrás. Penso em como haverá governabilidade se ninguém mais – exceto os petistas mais fervorosos – acreditam no governo.

Se o PT decepcionou muita gente na sua história de governo (não pelas ações sociais que empreendeu, mas pelo fato de rasgar o discurso da ética que empunhava com fervor quando oposição, principalmente), é difícil dizer, agora, o que mais decepciona milhões e milhões de brasileiros: se o mar de lama que passa por sobre o Palácio do Planalto, produzido pelo próprio, ou se a fantástica capacidade dos fanáticos petistas espalhados pelo país em furar os próprios olhos, tornarem-se cegos e negarem, tal qual papagaios dos líderes maiores, as falcatruas cometidas em nome da governabilidade.

Como já disse em outros textos, não foi o PT que criou a prática de aliciar votos de congressistas para os interesses do governo com “benefícios” espúrios. Mas teve a capacidade de institucionalizar isto com pagamento mensal, o malfadado mensalão. O partido foi mais criticado porque não se esperava isso dele, pregador da moralidade e ética. Porém o que estarrece é a capacidade de Lula dizer que “não sabia de nada”, dos petistas conhecidos fazerem coro de que o mensalão não existiu e dos (bem) menos graduados em fingirem-se de cegos e acreditarem em sua cegueira proposital.

O mesmo antídoto falho foi aplicado no caso Petrobrás. A roubalheira foi tão grande, que faz a compra de votos mensal de deputados parecer trocados, esmola. Mas a roubalheira não locupletou apenas alguns espertalhões que cobravam propina em tudo que era contrato. Esses ficavam com a menor parte. O bolo maior do dinheiro corrupto ia para partidos da base aliada, especialmente o PT. Caixa de campanha. Não sou eu que digo. É a investigação da Polícia Federal. Claro que ela só foi aprofundada depois da data do segundo turno das eleições. Se as prisões acontecessem antes, poderia mudar o resultado das eleições.

Agora é Dilma que nega saber do mar de lama em meio ao petróleo da Petrobrás. Manteve Graça Foster até as ações da estatal caírem a níveis absurdos. Fez-se de cega e foi fiel a quem garantiu o escoamento de bilhões de reais pelo oleoduto da corrupção como forma de garantir a reeleição. Mas experimente perguntar a um petista sobre o caso. É tudo culpa da grande mídia, o ‘poder oculto’ que quer derrubar o PT do governo porque blá, blá, blá, blá... não se sabe se o papo é mais cansativo do que maluco; difícil mensurar se apenas são cegos pela lavagem cerebral recebida ou se fazem de loucos. É como aquele cara que vê uma mesa de vidro em sua frente e teima que é de madeira. Impossível debater o tema assim. E talvez seja esta a tática. Como não há explicação para tamanha decepção, melhor evitar o debate com falácias de todo o tipo. E aí até se fazer de louco vale.


Porém, quem não tem um viés de fanatismo ideológico acompanha as notícias (da grande, média e pequena mídia) e fica apavorado. Definitivamente, parece nunca se ter roubado tanto na história deste país. E aquele partido que, nascido há exatos 35 anos bancava ser a salvação ética da política nacional, hoje não tem mais o que comemorar. A não ser claro, os bilhões de reais que garantiram mais quatro anos de vida boa e de um projeto político que não pestaneja um minuto em rasgar a cartilha ética e a apregoada moral política para se manter no poder. E que continua tentando pregar moral. Só que agora, de cuecas.    

Nenhum comentário: