sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PARABÉNS, VALENTES DO FUTSAL !

Equipe de futsal de Blumenau é formada por pratas da casa, em sua maioria.

O time de futsal de Blumenau foi muito mais longe do que a cidade, que não acompanha o dia a dia do esporte, imaginava. Caiu nas quartas-de-final diante de uma equipe que é candidata ao título da principal divisão de futsal do país: a Brasil Kirin, que entre outros nomes de peso do esporte de quadra, tem o craque Falcão, considerado o melhor do mundo por várias vezes. Porém, quem acompanha o trabalho dos abnegados do futsal blumenauense, em parceria com a Fundação Municipal de Desportos, sabia que o time poderia dar muitas alegrias ao torcedor.

Blumenau é um celeiro de ótimos jogadores de futsal. A grande maioria deles joga nas melhores equipes do país e no exterior, já que é difícil mantê-los aqui financeiramente. Este ano, no entanto, houve um esforço conjunto para que a cidade tivesse um time à altura do seu nome. Foi além. Chegou entre os oito melhores do Brasil com ótima performance na fase classificatória. Levou azar de pegar um dos melhores – se não o melhor – time da liga nas quartas de final e por muito pouco não o desclassificou. Para se ter uma ideia, levantei a informação de que a equipe daqui custou R$ 600 mil na temporada. Estima-se que a Brasil Kirin/Sorocaba invista R$ 4 milhões em seu time no mesmo período.

É certo que a rapaziada do futsal de Blumenau foi heróica. Fica aquele gostinho de que daria para ir mais longe, gostinho de quero mais. Por outro lado, fica também a lição de que um esforço conjunto para trazer e manter atletas pratas-da-casa jogando por Blumenau pode surtir ótimos resultados. Dos 19 jogadores que integram o time, 11 são daqui. Fato para orgulhar Blumenau, um celeiro de craques de futsal. Que o ótimo resultado deste ano na liga nacional encoraje a todos, especialmente patrocinadores, para que mantenhamos esta equipe para 2015. E o ano não acabou: tem os Jasc daqui a pouco.

Parabéns jogadores, comissão técnica, patrocinadores, FMD. Parabéns a todos que estiveram envolvidos em este case de sucesso. Vocês orgulham o nome de Blumenau!

HISTORIETAS

Lá no final dos anos 90, tínhamos, amigos e eu, uma patota de futsal. Jogávamos nas quadras do Sesi todas as segundas-feiras à noite. Juba, irmão do Marcel, nosso atleta de futsal, fazia parte do grupo. Marcel foi jogar conosco algumas vezes. Mais para aquecer, para brincar, é claro. Logo depois foi jogar no exterior, se não me engano, na Espanha.

4 VEZES MAIS FELIZ

Os amigos colorados que me perdoem, mas uma flauta é fundamental. Os 4 a 1 que o Grêmio impeliu ao rival vermelho foi o prato mais saboroso do último domingo. O baile foi tão grande, que restou ao argentino Dalessandro brigar no final da festa.

NOVO ESPAÇO ANTIGO

A notícia de que Dimas Felipe, proprietário da Tapyoka de Timbó, foi o vencedor da licitação para explorar o ponto comercial da cervejaria existente no Biergarten é bastante boa. Conheço-o há alguns anos, desde os áureos tempos da Danceteria Tapyoka, nos anos 90. O cara é fera. Onde coloca a mão, a coisa funciona. Com certeza não será diferente aqui.

COMUNICAÇÃO 10!

Muito bom o 1º Seminário de Comunicação Municipal promovido pela Federação Catarinense dos Municípios em Florianópolis esta semana. Painéis intersesantes que debateram desde a abertura de portas para divulgação das ações municipais, até ética e política. Foi uma boa oportunidade, também, para ver as diferenças de estrutura da comunicação nos diversos órgãos públicos.

REALIDADES

Enquanto a TVAL (da Assembléia Legislativa) tem uma estrutura superlativa, com 100 profissionais, prefeituras de municípios com menos de 20 mil habitantes, grande maioria no estado, possuem uma ou duas pessoas para cuidar da comunicação. A diferença dessas estruturas resulta na diferença de necessidades e atuação, como não poderia deixar de ser.

DESCOBERTA

Em bate papo com a simpática prefeita de São Cristóvão do Sul, município desmembrado de Curitibanos, um dado inusitado. Quase 20% da população daquela pequenina cidade não têm liberdade. Literalmente. São Cristóvão tem 5 mil habitantes; 800 deles presidiários. É que o município sedia a Penitenciária Regional de Curitibanos – que, como podemos notar, não fica em Curitibanos.

AVE DE RAPINA

O evento realizado no auditório do Ministério Público (MPSC) aconteceu exatamente quando vieram à tona as investigações da Polícia Federal sobre empresas que teriam conseguido se locupletar com verbas da Prefeitura de Florianópolis. Foi um alvoroço no meio dos jornalistas.

Por aqui, aves de rapina buscaram criar uma conexão dos mal feitos de corrupção com Blumenau. Forçar a barra para obter espaço apenas para aparecer não me parece ético.  Não me parece porque efetivamente não é.


Nenhum comentário: