segunda-feira, 28 de julho de 2014

QUEM É O CULPADO, AÍ?


Toda a vez que uma pessoa, por falta de competência, habilidade, consciência ou educação faz alguma coisa que não deve e prejudica os demais de uma comunidade, a responsabilidade recai sobre o poder público. Um exemplo clássico é pavimentação de rua: pede-se asfalto para acabar com a poeira e a lama. A obra custa caro, tem drenagem, preparação da cancha, pavimentação asfáltica. Quando a benfeitoria solicitada fica pronta, os motoristas pisam fundo, colocando em risco a vida dos pedestres e demais motoristas.

Aí a culpa é do poder público, que não coloca lombadas eletrônicas, físicas, redutores de velocidade e o escambau. Mas não seria o caso dos motoristas apressadinhos trafegarem no limite que indicam as placas de sinalização?  De quem é a culpa, mesmo? 

Mesma coisa acontece nos acidentes de trânsito. Culpa-se a rodovia mal conservada, mal sinalizada, a falta de guardas fiscalizadores, de equipamentos, etc, etc, etc. Mas quem é que provoca a imensa maioria dos acidentes de trânsito?  Falhas no carro?  Rodovias?  Falta de fiscalização?  Ou é a imprudência dos motoristas que não obedecem nem a sinalização, nem mesmo os limites de sua habilidade como condutor de veículo?  De quem é a culpa, mesmo?

E por aí vai... toda a vez que indivíduos de uma sociedade são mal educados, inconsequentes, inábeis ou incompetentes, a culpa é do poder público. Assim fica bem mais fácil tentar explicar os problemas de uma comunidade.

MISSA PUNK

No dia da Missa dos Motociclistas, o desfile de motos tinha gente empinando o veículo em uma só roda. A manobra é proibida por lei, fora o barulho que incomodou muita gente. Não são exatamente as maneiras mais comuns de se pedir ajudar pros santos, não é mesmo?!?

NA PRAÇA

Drogas na praça é um problema de polícia, também. O problema é que falta polícia. Antes disso, porém, é um problema de educação dos pais, em casa. Estão faltando pais?

CANDIDATOS?

Muitos daqueles jovens que lideraram manifestações em julho de 2013, cuja maioria terminou em baderna, depredação e violência, agora são candidatos a alguma coisa. Tentam aproveitar a exposição que o barulho lhes deu.

DUNGADA

E eis que a CBF resolve renovar com Dunga. Não quero nem analisar a primeira  passagem do ex-atual-futuro técnico da seleção. Gosto do estilo sincero demais dele, inclusive com a imprensa esportiva (que costuma fazer muita pergunta boba). Mas que ele não representa renovação, não mesmo. E como queríamos renovação com os mesmos de sempre na CBF?

Só me pergunto porque não o mantiveram, então, desde 2006...

COISA BOA

Para terminar a coluna falando de coisa boa, uma (re)passada pela já terminada Festitália. Boa música, tranquilidade nos pavilhões (sem isso, tudo se torna um agito como a Oktoberfest), gastronomia italiana e vinho. A combinação é perfeita. E este ano ainda tinha umas cervejas artesanais made in Italy que comprei, mas ainda não experimentei.

Sou um misto de alemão com portuga, mas tenho que ter um pé na Itália. Só pode.


Nenhum comentário: