sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gripe Suína, realidade e pânico

Blumenau completou 10 casos confirmados da gripe suína (eles odeiam que a chamem assim. Querem o nome politicamente correto de gripe Influenza A tipo H1N1) em Blumenau. Uma morte confirmada, outra a confirmar - por exame que já foi efetuado, mas cujo resultado ainda não chegou. Escolas de estados vizinhos adiaram as aulas de rede pública estadual. Pululam e-mails (e a internet tudo aceita) de supostas conversas por msn de pessoas ligadas à área da saúde. A conversa teria conteúdo alarmante. No Paraná os torcedores tiveram que utilizar máscara no estádio de futebol, em partida do Campeonato Brasileiro, por ordem judicial. Em SC, gestantes foram afastadas do trabalho nas secretarias de educação do estado e da cidade. Ficarão três semanas em casa. Aqui em Blumenau, eventos esportivos e culturais foram adiados. O assunto toma conta da mídia.

É tanto barulho por causa da gripe suína (como eu gosto de provocar...) que das duas uma: ou esta vai pegar forte por aqui, ao contrário da marolinha da crise econômica mundial anunciada pelo presidente Lula, ou as pessoas estão entrando em parafuso, assustadas e logo poderão estar em pânico.

Pelo sim, pelo não, vale tomar algumas precauções simples como lavar as mãos após cumprimentos, não levar às mãos à boca, nariz, olhos e partes mucosas, manter os locais ventilados e arejados, não compartilhar copos e outros utensílios pessoais que tenham contato com as mucosas, entre outros.

Nenhum comentário: