terça-feira, 12 de maio de 2009

Cotidiano - Blumenau, 12.maio.2009

Corajosos

Foi alardeado na imprensa de Blumenau que alguns homens com uniforme da Blumeterra, empresa terceirizada que recolhe o lixo na cidade, estariam cobrando a taxa de lixo de porta em porta. Houve até sugestão para que se chame a polícia. Que nada! Se vierem à minha casa, lhes darei uma medalha. Porque depois da falta de coleta de lixo pós-tragédia, aplicar um golpe desses é coisa do Papael (aquele personagem da rádio Atlântida, lembra?).

Ele veio. Eles virão?

Como prometeu, o governador LHS veio a Blumenau para tentar encontrar os policiais que seu secretário de Segurança Pública Ronaldo Benedet mandou para cá, mas nunca chegaram, num enredo digno de Lost. Achar tais policiais, o governador não conseguiu. Mas recebemos mais uma promessa de que outros virão. Equipados com GPS.

Arakiri aqui?

A maioria dos nossos representantes no Congresso Nacional reza todas as noites agradecendo não ter nascido japonês. O que chora na tribuna por receber auxílio-moradia tendo casa própria em Brasília, o que construiu o castelo em Minas Gerais e todos aqueles que participaram da farra das passagens aéreas com o suado dinheiro dos nossos impostos. Se tivessem vindo ao mundo na terra do sol nascente, teriam honra e cometeriam o arakiri. Honra, aqui?

Cristo contemporâneo

Edir Macedo, o todo poderoso bispo da Igreja Universal, inovou: agora passa a “sacolinha” via internet. No seu blog, pede colaboração financeira para manter o site Arca Universal. Precisa pagar a conta que, segundo ele, é de R$ 107 mil por mês para manter a página eletrônica no ar e atualizada. Mudam as fórmulas e os motivos, mas a prática continua a mesma. E nem dá pra dizer que Cristo se revira no caixão.

Veja essa

Na revista Veja, edição 2110, o ministro José Múcio, das Relações Institucionais, saiu-se com esta, sobre o “espírito cristão da coisa”, relacionando o exemplo com os políticos do país: “Jesus escolheu doze e um deles era ladrão. Nem por isso deixamos de segui-lo”.

Viu? Quem mandou Cristo dar mau exemplo? Agora virou culpado pela ladroagem do Brasil dois mil anos depois.

Mais uma

Ainda bem que tem a seção Cartas na Veja, onde leitores mostram-se mais inteligentes e espirituosos do que ministros de Estado. Olha só a íntegra da carta de José Luiz Hentz, de São João da Boa Vista, interior de SP (o que é bom merece ser disseminado):

“Já que nossos ilustres deputados e senadores gostam de viajar, levando familiares e amigos, à nossa custa, acho-me no direito de sugerir alguns roteiros aos nobres congressistas: cruzeiro pela costa da Somália, com direito à abordagem de piratas de verdade; city tour pela Faixa de Gaza, de preferência quando o Exército de Israel estiver atacando; visitas aos campos de refugiados em vários países da África, com hospedagem e alimentação nos próprios campos; passeio pelo Iraque e Afeganistão, com direito a homens-bomba e uma pequena batalha com soldados do Tio Sam. Ah, um pequeno e importante detalhe: todas as passagens serão só de ida.”

Brasiiiiilll !!!

Mas o que foi aquele GP de Barcelona, hein? Barrichelo, que já está sofrendo novamente da ‘síndrome de Schumi’, quando pode ganhar a corrida, não pode. Estratégia? Só se for de deixar o líder do campeonato mais líder. E Felipe Massa... nem se fala. Se fosse Schumacher lá, tinha voado metade da equipe pra rua. Se um de nós fica sem gasolina na rua já é uma pândega, imagina a poderosa Ferrari. Vão acabar ressuscitando o alemão...


Nakajimas

Blumenau tem 200 mil veículos, dos 3 milhões de Santa Catarina. Quase 10% do total, com apenas três ruas centrais e um ou dois corredores de serviço para os principais bairros. Talvez isso explique a falta de “punch” dos nossos motoristas. O próximo piloto brasileiro de F1 poderia muito bem ser treinado aqui. Pelo menos o Nakajima não seria problema depois.

Car(r)os demais

Pesquisando preço de carros, fiquei impressionado com a diferença do valor de garagens e particulares na cidade. E do preço dos veículos em SP se comparados com qualquer um daqui. Aí alguém me disse que os de SP podem ter sido atingidos por alguma enchente. Fiquei imaginando o que não pensam todos os brasileiros sobre os carros à venda de Blumenau.

Aliás, esta teoria do medo de comprar carro lá é mesmo interessante. O blumenauense não vai e compra o veículo do garagista daqui, que foi a São Paulo buscá-lo. Dá tudo quase no mesmo. Quase. Porque o comprador pagou cerca de 30% a mais pelo mesmo carro que teve medo de buscar. Faz sentido?

Um comentário:

Willian A. Provezi disse...

Hahaha... realmente os cara tem “cojones”...rs ... harakiri pra eles?!? Pára! Os caras são injustiçados demais, são perseguidos demais, são cutucados demais... bomba atômica é pouco prá esses políticos...rs... a do ministro é a melhor... putz, se a moda pega...
Pô! É muita coisa pra comentar... mas achei muito bacana o blog... passarei por aqui mais vezes...
abraços