domingo, 14 de dezembro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 14.dezembro.2008

INTERNACIONAIS

BUSH NO IRAQUE

Um jornalista iraquiano atirou seus sapatos contra o rosto de George Bush, na última visita do odiado presidente norte-americano ao Iraque. Foi preso. Ainda não sei se pelo ato em si, ou porque errou a mira. Incompetência indesculpável. Tinha que ter acertado.


NACIONAIS

MEIA ENTRADA

Dando xabú a história da meia entrada para estudantes no Congresso Nacional. Medida que já é lei em Santa Catarina faz mais ou menos uma década, tem dificuldades de passar por lá. E com toda razão. Nunca entendi o porquê do privilégio. E o trabalhador, pai de família, que ganha pouco, sustenta filhos, anda de ônibus e mal tem dinheiro para o mês, porque não tem o mesmo benefício?

FICA MAIS CARO

O único desdobramento claro da lei da meia entrada em Santa Catarina, é que o preço do ingresso fica o dobro mais caro para todos os demais. Inclusive para o trabalhador que ganha pouco e acaba ficando fora dos espetáculos culturais. A lei é injusta para todos os outros.

HIPOCRISIA

Assim, qualquer estudante, inclusive os que possuem carro ou boa situação financeira, são beneficiados em detrimento aos demais. Uma lei assim só seria justa se tivesse critérios eminentemente sociais do tipo: todos que ganham até dois salários mínimos, têm direito à meia entrada, independentemente do segmento social em que se enquadrem. Isso é acesso à cultura, isso é justiça social. O resto é balela hipócrita para inglês ver e político faturar.

BRASILEIRO

O São Paulo ficou com o título, mas a mídia não fala mais nisso. Além do “caso Ronaldo” (no Corinthians) ter roubado os holofotes, a vitória sampaulina ficou manchada pela suspeita de tentativa de compra do juiz da partida. Que não vai dar em nada, no país da pizza. É outra coisa sobre a qual não se fala mais, por isso o “esquecimento” do título do São Paulo.

RONALDÃO

Com todo o respeito à história de Ronaldinho (hoje Ronaldão), sua ida para o Corinthians mostra que no marketing o timão saiu vitorioso em 2008,com dividendos para 2009. Já quanto ao Ronaldinho jogar bola... vai demorar. Se voltar a jogar (por causa da barriga), será apenas mais um. De qualidade, mas mais um.


LOCAIS

BOATARIA

A boataria come solta na cidade, por conta da tragédia das tempestades e suas conseqüências. É desvio de donativos, segredo de maior número de mortes e previsões catastróficas de chuvas intensas até fevereiro. Sempre quem conta diz que alguém que conhece alguém que parece ser fonte fidedigna disse que... enquanto isso o sol toma conta da cidade. E a recuperação, também.

LADRÕES

Já o que o Estúdio Santa Catarina, da RBS, mostraria à noite não se chama desvio de donativos. É ladroagem da mais baixa, tanto daquela gente que se passa por voluntário e se acha no direito de levar donativos em ótimo estado para casa, como dos soldados do 23o. BI, que envergonham o Exército Brasileiro e os blumenauenses.


BRASIL SOLIDÁRIO

É bonito de ver, na Vila Germânica, o número de caminhões (carretas, mesmo!) que chegam de todo o Brasil. São 7 a 10 por dia, segundo informações que levantei, carregadas de donativos. Vêm de todos os lugares, algumas delas com faixas identificando a cidade doadora. Os brasileiros estão de parabéns. Alguns vieram até servir de voluntários, deixando seus afazeres e dormindo no Pró-Família, tal qual abrigados da catástrofe.

Muitos blumenauenses também se doam em trabalho como voluntários no local. Mas poderiam ser mais (desde que não vão nos fazer passar vergonha, como aqueles do Estúdio SC). Bastava que cada um doasse dois ou três dias de suas vidas e não faltariam voluntários durante algumas dezenas de meses. Afinal, somos 300 mil.

SKOL ROCK

O ano de 2009 (15 anos da primeira edição do evento) pode marcar o lançamento do livro do Skol Rock, o festival que agitou Blumenau e toda a região nos anos 90 e que até hoje é lembrado com saudades pelos jovens da época. O título provisório do livro é “Skol Rock, o festival que você não viu – os bastidores”.

Até a próxima...



3 comentários:

Anônimo disse...

Fabricio, mais uma vez parabens pelo Blog e principalmente sobre a meia entrada. Mostrou maturidade e inteligencia.Sempre procurei alguem que pensasse desta forma. Nao eh possivel um trabalhador comum nao ter os mesmos direitos que um estudante, inflaciononando o preco dos ingressos,e olha q a lei era cultural,mas entrar em boates,festas etc... Eh duvidoso neh neh.... KANNA PIRES

Marina Melz disse...

já que o skol fez quinze anos, eu acho que podia rolar outro!

F. Arteche disse...

Esse negócio de substituir os voluntários por uma empresa é um golpe no voluntariado. Dá uma olhada em http://diasetrabalhos.blogspot.com/(fim do voluntariado?) e vê como tu avalia isso.
Felicidades