terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 02.dezembro.2008

ESPECIAL ENCHENTES

INICIATIVA E SOLUÇÃO - I

Blumenau ainda vive os primeiros momentos pós-tragédia, hora de limpar as casas da lama e, para os que perderam tudo, tentar reconstruir a própria vida. Mas é prudente ir pensando num futuro bem próximo. Daqui a algumas semanas, essas pessoas precisarão de casas para morar e do básico, como fogão e geladeira.

INICIATIVA E SOLUÇÃO - II

É aí que entra a criatividade: as casas terão de ser construídas através de campanhas de solidariedade, ações dos governos (municipal estadual e federal) e, quiçá, colaboração de entidades de engenharia e empresas de construção. Ainda faltarão móveis e pelo menos dois eletrodomésticos sem os quais ninguém vive: o fogão e a geladeira, que conservam e preparam a comida.

INICIATIVA E SOLUÇÃO - III

Penso que uma sugestão poderia ser a união de fabricantes desses dois eletrodomésticos, lojas especializadas e governos. A indústria repassaria esses eletrodomésticos com baixíssimo lucro às grandes redes e lojas em geral, que venderiam os produtos com apenas 5% de lucro. Os governos liberariam os impostos. Tudo isso condicionado a número determinado de unidades de eletrodomésticos e/ou a um determinado tempo (tipo: dois meses - janeiro e fevereiro). Calculo que isto poderia derrubar o preço desses dois itens em mais de 50%.

INICIATIVA E SOLUÇÃO - IV

Claro que quem tudo perdeu não terá como comprar. Mas os demais terão. Só que ao comprar esses eletrodomésticos bem mais baratos, o cliente deve doar sua geladeira ou fogão usado e em bom estado à loja, que a disponibilizaria de graça aos flagelados. É praticamente uma rede de solidariedade onde indústria, comércio e governo abririam mão de parte de seus lucros e todos ganhariam, principalmente os que tudo perderam.

Não é fácil "azeitar" a máquina desta rede para funcionar. Mas é possível e, uma vez feito, resolverá um grande problema das famílias que perderam casas e/ou seus bens essenciais como fogão e geladeira (coisa que ninguém tem para doar).

REVELAÇÃO

Um decreto municipal de 1980 pretendia inibir construções na região sul da cidade (Garcia e fundos do bairro da Velha, além do bairro Bom Retiro). O decreto cita álgumas ruas que não deveriam ser mais habitadas, como Bruno Hering (morro da Cia), Hermann Hering, Hermann Huscher e José Reuter, sem falar da região do Progresso. Isto porque o solo não é próprio para tal, nem seguro para as pessoas.

O assunto será abordado em entrevista do Programa Clube Anos 80, da Furb FM (107,1 ou furbfm.furb.br), neste sábado, 6. O entrevistado é o presidente da Acaprena (Associação Catarinense de Preservação da Natureza) e professor de biologia Rudi Laps. A revelação foi feita pelo jornal Folha de Blumenau.

NO VALE

Apresentadores de redes nacionais de televisão estiveram em Blumenau e no Vale do Itajaí para cobrir a tragédia. William Bonner e Ana Maria Braga (Globo), Paulo Henrique Amorim (Record) e outros mostraram ao país as agruras pela qual passamos. De bom, mostram a garra do blumenauense e capitalizam solidariedade Brasil afora.

VITRINE

Nossos repórteres locais também conseguiram a tão sonhada vitrine nacional. E muitos aparacem bem na telinha, sem dever nada para os do centro do país. Pena que as notícias a serem transmitidas não são aquelas que gostaríamos...


NACIONAIS

CORPORATIVISMO

Promotor paulista que matou um jovem e feriu outro atirando 12 vezes contra eles, na saída de uma festa, no interior de São Paulo, em 2004, porque mexeram com sua namorada, foi absolvido por um juri formado por desembargadores. Deu 12 tiros em dois rapazes desarmados e alegou legítima defesa - e os desembargadores aceitaram a desculpa. Aí não, né?!?

Pior. Uma decisão dessas desmoraliza todo o sistema judiciário.

BAHIANADA

Porque a Casas Bahia insiste em fazer seus comerciais gritados, com pessoas que parecem malucos anunciando suas ofertas? Acham que isso vende? Só para quem não tem controle remoto, pois é "mute" na hora... Irritam e estressam a gente. Não entendo como isso pode ser visto como estratégia de venda.

PLIM PLIM

O foco eminentemente paulista-carioca das redes de televisão quando o assunto é futebol é irritante. A Rede Globo chegou ao absurdo de não transmitir a primeira partida da final da Copa Sulamericana e colocou filme no horário. E olha que transmitiram vários jogos desta copinha durante as fases classificatórias, quando tinha time paulista e carioca disputando. É vergonhoso!


LOCAIS

DO TÁXI

Dia de chuvarada (como tantos nos últimos meses) e casal de turistas, em visita de negócios, tenta sair do Shopping. No ponto do local nenhum táxi. Ligaram para o serviço de tele-táxi. Não podiam mandar um carro porque há ponto no local. Depois de 30 minutos esperando sem solução, correram a uma marquise para chamar um "táxi passante". O terceiro parou. Longe. Não deu ré. O casal-cliente teve que correr na chuva até o carro. Ao entrar, o taxista fumava dentro do carro fechado. Dispensou a bituca, mas não a fedentina do veículo. Ao chegar ao destino, ainda parou o carro uns cinco metros longe da entrada do prédio. Mais água na cabeça dos turistas.

Penso que está na hora do Seterb promover uma reciclagem na categoria. Ou dar curso a todos que ingressam na profissão. Ou as duas coisas. Urgente!

NOME DE BAIRRO

Há quem insista, em publicidade ou reportagens de tevê, de chamar o Bairro da Velha de Bairro Velha. A falta do "de", tira a beleza da história da principal versão do nome do bairro...

Até a próxima.


4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a idéia do fogão e geladeira. Realmente dois eletrodomésticos indispensáveis para qualquer cidadão.

Quanto ao Bairro da Velha, explica no próximo post o porquê do nome que eu ainda não sei...hehe.

Anônimo disse...

Gostei muito da idéia do fogão e da geladeira. O lance de doar o antigo para comprar o novo foi muito inteligente.
Mas, sem querer ser chato ou pessimista, duvido que vai funcionar colocar tanta gente pra trabalhar junto e de boa vontade.

Meu Pé de Laranja Lima disse...

Oi Fabrício... meu nome é Ricardo e eu tentei encontrar seu e-mail, mas não consegui... preciso falar contigo, por favor, se puderes me envie seu e-mail pra rick_torres45@hotmail. :)

Consegui falar contigo só através de blog super-velho que eu fiz e postei só duas vezes... hehehe

Abração
E obrigado pela atenção!!!

Anônimo disse...

POR MUITO QUE SE FAÇA AGORA PARA TRAVAR O AQUECIMENTO GLOBAL NADA VAI RESOLVER,PORQUE É SÓ UMA MINORIA QUE ESTÁ A RESPEITAR A ALGUMAS NORMAS, ENQUANTO AS GRANDES NAÇÕES SE ESTIVEREM A MARIMBAR PARA O RESPEITO PELA NATUREZA, VAMOS TODOS PAGAR CARO POR ISSO, ATÉ BIBLICAMENTE.
EMBORA EXISTE BONS CONSCIÊNCIAS QUE TRABALHEM EM PROL DE OUTROS,Á A ESPERANÇA, MAS ESTAS COISAS DO PLANETA SÓ DEUS É QUE VAI RESOLVER,E ATÉ MAIS DEPRESSA DO QUE MUITOS POSSAM ACREDITAR,PORQUE PRATICAMENTE SÓ FALTA SE CUMPRIR A PROFECIA DO PAI NOSSO, A ONDE DEUS VAI RESTAURAR AS CONDIÇÕES DA TERRA.