sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 14.novembro.2008


INTERNACIONAIS

FALA SÉRIO

O preço do barril do petróleo não caiu, despencou em todo o mundo. De mais de R$ 110,00 para a metade do preço. E a gasolina nos postos de combustíveis do Brasil?!? De Gaule tinha razão: este não é um país sério... infelizmente, independente do presidente.


NACIONAIS

GOL CONTRA

O novo Gol, o carro mais vendido no Brasil, mudou de fachada. Seguindo a tendência do design das fabricantes de veículos, de enfeiarem seus carros, ficou com frente de Pointer e traseira de Ford Ka. Neste quesito de “enfeiamento” de modelos, a Fiat é campeã. O que fizeram com o Uno e com o Pálio, é um crime. São, hoje, os carros mais feios do mercado. A GM/Chevrolet não ficou para trás. Enfeiou a frente do Celta. Depois não sabem porque os modelos da Peugeot fazem tanto sucesso...

PENA DE MORTE

No país da impunidade, já passou da hora de começarmos a discutir de verdade a inclusão da pena de morte no Código Penal. Ou alguém não pensa ser esta a pena correta para quem estupra uma menina de nove anos, mata, corta o corpo e enfia em uma mala? Qual o argumento para não aplicar tal pena? Simplesmente, não há.

O assunto merece até um artigo, sem hipocrisias, que pretendo postar até semana que vem...

LEGISLAÇÃO PENAL

Aliás, a legislação penal é uma vergonha absoluta. Você sabia que, conforme a lei, o criminoso, após APENAS 1/6 (um sexto) da pena cumprida tem direito a progressão do regime prisional? Ou seja, regime semi-aberto, depois aberto, etc... logo, está nas ruas.

Outra: se o preso trabalha na cadeia, a cada três dias de pena ele reduz um. Muito legal. O problema é que vale para presos perigosos também, inclusive condenados por assassinato. Tudo porque os presídios estão cheios e quanto menos tempo os bandidos ficarem nas celas, melhor. Melhor para quem?


LOCAIS

EXEMPLO

Blumenau ficou ligada, esta semana, no julgamento de Julio César Sary e “pai” Ricardo, acusados do assassinato de Elfy Eggert, então esposa de Sary. Foram condenados a 20 e 18 anos de prisão, respectivamente. Pena dura?

Aplicando a legislação penal, “pai” Ricardo, condenado a 18 anos, tem progressão de regime a partir de 3 anos. Como já cumpriu 2 anos no Presídio Regional de Blumenau, já deve estar nas ruas no Natal de 2010. A conta é parecida para Sary, que ainda está trabalhando no presídio (fazendo brinquedos) e pode sair até antes disso.

Já a vítima Elfy Eggert não voltará mais.

SUSTO

As insistentes chuvas de outubro e novembro causaram deslizamentos, escancararam o risco de acidentes para as famílias que construíram suas casas inadvertidamente em encostas e até mesmo mobilizaram Defesa Civil e Exército para a possibilidade de uma enchente. Ontem (13) à tarde a chuva deu uma trégua e hoje ainda não choveu. Por enquanto, escapamos mais uma vez.

INFERNAL

O que era o trânsito na cidade na última segunda-feira, 10? Quase 40 minutos para se deslocar das imediações do Terminal da Proeb até a Alameda Rio Branco (cerca de 2,5 km) no final de tarde. Neste tempo, se faz o trajeto a pé. O trânsito está, realmente, um inferno!

DICAS

Três, para fechar a coluna:
1. Hoje, 14, tem festa de reinauguração do Zimba, que agora também é restaurante especializado em frutos do mar. Nesta sexta rola até show com a banda Tribus da Lua.
2. Amanhã, sábado, 15, o Programa Clube Anos 80 (Furb FM – 107,1 e furbfm.furb.br) entrevista Sady Homrich, baterista da banda Nenhum de Nós. Entre várias outras atrações do programa que começa às 22 horas.
3. Vila do Chopp, no Empório da Vila (Germânica), é nova opção de um saboroso chope Eisenbahn em Blumenau. No happy hour, então, é show! Mas fica aberto também à noite, com som ao vivo (MPB e reggae).

Até a outra...



Um comentário:

Anônimo disse...

Em relação ao "enfeiamento", creio que a única tacada certa foi o Novo Ford Ka. Continua pequeno por dentro, mas o design melhorou muito.

E o Chopp da Vila, ainda hei de ir, já me falaram bem. O problema é a quantidade de butecos legais que tão abrindo na cidade, tem que fazer um tour de vez em quando...heheh...