domingo, 2 de novembro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 02.novembro.2008


INTERNACIONAIS

EUARKETING

As eleições nos Estados Unidos já começaram. Lá se pode votar antecipadamente, para evitar muitas filas. O país da liberdade (que vive com medo de um novo ataque da Al Qaeda e para o qual não se consegue visto para trabalhar e os ilegais são caçados e deportados), e da democracia (onde o cidadão vota mas não elege, pois os votos têm peso diferente em cada estado), mais parece o país do marketing. Vende uma imagem, mas a prática é outra.

Agora, com a crise econômica mundial por eles provocada, até a imagem anda arranhada...


NACIONAIS

FÓRMULA 1

Que corrida!... Felipe Massa foi muito bem no GP do Brasil, como em todo o campeonato. Ficou a uma curva do título, porque Hamilton conseguiu o quinto lugar na prova neste momento. Mas foi emocionante! Para quem gosta de Fórmula 1, a aposentadoria de Schumacher (um piloto excepcional), foi a melhor coisa que aconteceu para a categoria. E temos um piloto na briga de uma vez. Para o ano que vem, é claro.

PRESIDENCIÁVEIS

Terminadas as eleições municipais, os partidos começam a se organizar, nacionalmente, para a eleição presidencial de 2010. O PT já cravou o nome de Dilma Roussef e Lula aposta suas fichas nela. Será a primeira vez que haverá uma mulher candidata à presidência. O PSDB já trabalha, internamente, o consenso entre dois nomes: José Serra e Aécio Neves, o que faz do ocluso Geraldo Alckmin carta fora do baralho. Terão os tucanos apostado errado na última eleição, quando preferiram Alckmin à Serra?

Resta saber se PMDB e DEM lançarão candidatos fortes ou deixarão que PT e PSDB sejam os grandes protagonistas da eleição, deixando para os tucanos a marca de oposição ao atual governo.


LOCAIS

REELEIÇÃO

Deu no Santa: 62,5% dos 160 prefeitos que tentaram a reeleição em SC, conseguiram.

Desde 1998 a legislação eleitoral permite que prefeitos, governadores e presidentes da República tentem permanecer no cargo quatro anos a mais e, naturalmente, a maioria consegue. E não é nem devido ao uso da máquina pública na campanha (o que é proibido por lei), mas porque a tendência do eleitorado é dar continuidade ao trabalho bem feito ou razoavelmene bom. Só não se reelegem prefeitos muito ruins.

NOVA CÂMARA

Deu na Folha de Blumenau: a nova sede da Câmara de Blumenau, segundo o projeto, custará R$ 6 milhões, terá 6,2 mil metros quadrados de área construída e três pisos.

Há quem diga que é edificação para pelo menos 50 anos, o que será muito bom. Não conheço o projeto de perto, mas achei três pisos até pouco. O mais importante, no entanto, é que o Poder Legislativo terá uma sede que possa atender bem o fluxo de trabalho daquela casa e os munícipes que lá acorrem, o que hoje não acontece mais por falta de espaço físico.

FICA DEVENDO

Blumenau diz se preocupar com o atendimento aos clientes por parte do comércio, mas perde oportunidades de capacitação para que isso aconteça. E a situação é complicada mesmo. Dia desses fui ao Big Eletro. Apenas dois vendedores (uma outra só atendia no “box” dos celulares), tentavam atender meia dúzia de clientes. Não conseguiam nem dar informação rápida sobre um produto. Depois de mais de 15 minutos esperando, fui embora sem sequer me perguntarem se encontrei o que procurava. Ou seja: não volto mais lá.

Não adianta ter preço competitivo ou muita propaganda... nem é muito o caso. Se não tem bom atendimento, perde cliente e a credibilidade.

Até a outra...


Um comentário:

Anônimo disse...

A melhor corrida dos últimos tempos. Decidir um campeonato mundial na última curva é uma beleza. Energia correndo a toda até o último instante.