sábado, 4 de outubro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 04.outubro.2008

NACIONAIS

PIOR A EMENDA

Hoje é dia de discutir o pão francês... você já notou que depois que deixaram de cobrá-lo por unidade e passaram a cobrar por peso o pão francês subiu de preço assustadoramente? A emenda ficou pior que o soneto. Antes você sabia quanto pagava pelo pãozinho. Se numa padaria custava R$ 0,10 e na outra R$ 0,15, você optava onde comprar. Agora, por peso, você tem que calcular isso. Como a grande maioria não o faz, paga bem caro pelo pãozinho francês (preço de importado).

Ontem mesmo paguei mais de R$ 0,40 a unidade (R$ 6,50 o quilo). Só fui fazer a conta depois, coisa que poucos fazem... Comparado aos pães de fatia, é desvantagem na certa. Artigo de luxo, para francês comer. E antes que alguém pense "o Fabrício endoidou, tá discutindo o preço do pão", é bom lembrar que isso também é política. Econômica. Além de exercício da cidadania.


LOCAIS

ÚLTIMA PESQUISA

Não contestada pelo candidato Décio Lima (PT), que estava apenas sete pontos atrás de João Paulo Kleinübing (DEM) na primeira pesquisada Mapa/Santa, a última pesquisa divulgada hoje (4) aponta a vitória de JPK no primeiro turno: 50,9% contra 29,1% de Décio, 6,6% de Ivan Naatz (PV) e 0,4% de cada um dos outros dois candidatos.

Décio Lima contestou veementemente as pesquisas Brasmarket/RIC Record chamando-as de mentirosas. Elas apontavam uma diferença de pouco mais de 30%. Esta pesquisa não contestada da Mapa aponta diferença de 21,8%. Considerando as chamadas margens de erro (para cima ou para baixo), as pesquisas dos dois institutos não ficam tão diferentes assim...

DOMINGO, 5

Neste domingo, então, os eleitores vão decidir quem vai governar a cidade nos próximos quatro anos. Mas pelos números das pesquisas e pelo que se vê na rua, o próximo prefeito já está escolhido. Resta escolher bons vereadores também.

ESTRATÉGIAS

No começo do ano, Décio Lima e JPK estavam praticamente empatados. Quando começaram os programas eleitorais de rádio e tevê (o comício eletrônico), as estratégias começaram a definir a eleição. A de JPK foi muito melhor do que a do seu principal concorrente. Isso ficou visível no discurso adotado, nas músicas, na produção. E ficou sacramentado com a entrada no ar do Sr. Consciência, o soturno do PT. Ali, Décio começou a ver sua campanha ser jogada fora.

CONSEQÜÊNCIA

Como conseqüência de uma estratégia acertada e outra errada, quando veio a primeira pesquisa Mapa/Santa João Paulo já estava sete pontos na frente. Aí o PT teve que partir para o ataque. Se permanecesse na mesma linha estratégica não ganharia. Atacando, correu o risco de perder ainda mais. Foi o que aconteceu. Mas a leitura da campanha é clara: o PT perdeu porque em sua estratégia escolheu o discurso errado lá no início. Perdeu ali.

DOS DEBATES

A atual fórmula dos debates políticos realizados na televisão não mudam e não mudarão qualquer resultado eleitoral, onde quer que seja. A fórmula pergunta-resposta-réplica tréplica engessa qualquer discussão. Para piorar, a estratégia dos candidatos faz com que o debate pareça um monólogo com mais de uma pessoa.

MONÓLOGO

Isto porque cada um pergunta o que quer responder e o outro responde aquilo que quer – e não exatamente o que lhe foi perguntado. É assim: um pergunta sobre o que o outro acha do cor azul. O inquirido, ao invés de falar sobre a cor azul, fala sobre maçãs. Na réplica, quem perguntou fala sobre o que acha da cor azul. E o outro, na tréplica, continua falando de maçãs. Logo...

PAPO DE DOIDO

Mais parece papo de doido. Enquanto os debates tiverem que ser comportadinhos, com cada um falando na sua vez sem poder ser interrompido pelo outro caso não responda à pergunta feita, por exemplo, vamos continuar vivendo no mundo do faz de conta. As emissoras fazem de conta que promovem um debate, os candidatos fazem de conta que debatem e grande parte das pessoas faz de conta que assistem a um debate.

Colaborar para a decisão do voto, nem pensar...

PIADINHA INFAME

Aliás, o pessoal já diz que os debates privilegiaram o candidato José Ouriques (PTC). Na primeira pesquisa aparecia com 0%. Após os debates (papo de doido), subiu para 0,4%...

PANFLETAGEM

Os candidatos que deixaram para fazer panfletagem na frente das universidades nos últimos dias, se deram mal. A concorrência era grande e isto fez com que os universitários, de saco cheio de tanto papel, recusassem os “santinhos”. Mesmo quem pegou, reclamava...

EXAGERO

Este exagero no “ataque” aos eleitores, faz com que eles fiquem ainda mais arredios à política. É fato. Se a grande mídia nacional já presta o desserviço de só noticiar o ruim da política e criar a rejeição na população, este exagero potencializa este sentimento. O que é muito ruim. Nas universidades deveriam estar as cabeças pensantes do presente e futuro, mas a grande maioria prefere encher a boca para dizer que “não gosta de política”. Como se seu emprego (ou desemprego), o preço do seu lanche, sua cerveja, seu ônibus ou mesmo a chance de comprar um carrinho, não dependesse da política.

É uma pena que grande maioria dos universitários prefira fazer parte da grande maioria de analfabetos políticos que temos no Brasil.

DEBATE COLEGIAL

O Colégio Sagrada Família convidou os candidatos a prefeito para responderem perguntas dos alunos. Nem todos foram, mas os dois principais estavam lá. Ponto para o Sagrada. Pena que outros colégios – especialmente os grandes – não tiveram a mesma visão de cidadania. Poderiam colorar – e muito – para formar eleitores mais conscientes no futuro, melhorando a qualidade dos políticos eleitos.


Até o pós-eleição, pois...

2 comentários:

Anônimo disse...

segui sua idéia e fiz o meu palpite de vereadores nessa eleição: 4 DEM, 3 PSDB, 3 PT, 2 PMDB, 2 PP e 1 PDT. Não digo os nomes por causa de legislação eleitoral. Mas tenho eles anotados aqui, e hj a noite publico no meu blog quais acertei e quais errei.

Giovanni Ramos disse...

Meu palpite foi igual ao do Fábio, isto é, acertei 9 dos 15. Imaginar que Vanio Salm, Zeca Bombeiro, Helenice e Mario entrassem, sinceramente, eu não tinha como prever!