terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 22.setembro.2008

Alguns amigos cobram uma atualização diária do blog. Talvez por saberem de minha história de 28 anos no jornalismo, pensem se tratar de um blog jornalístico-informativo. Não. Ele não é. Pode até ser, às vezes, mas não lhe coloco essa obrigação. Este é um blog opinativo. Em várias vertentes, diga-se de passagem... jornalístico, filosófico, mundano. Mais do que informar, estou aqui para opinar sobre o que vejo, sinto ou acredito. Só isso. Então, atualização duas ou três vezes por semana, quando há tempo para tal, é o suficiente. Até porque as opiniões não são ultrapassadas pela rapidez de novas informações.


NACIONAIS

ELEIÇÃO ELETRÔNICA

Ex-juiz de Direito de Brusque, considerado o “pai” da urna eletrônica, hoje desembargador, agora defende o voto eletrônico. A pessoa poderia votar à distância. Se conseguir um esquema desses que seja confiável, merece um prêmio, pois ninguém terá inventado sistema melhor para a democracia.


LOCAIS

SKOL BEATS

O Skol Beats é o filhote do Skol Rock, este segundo nascido em Blumenau nos anos 90. Para um evento que foi o maior do gênero em Santa Catarina (maior evento rockeiro do estado, inclusive realizado a céu aberto), ver seu filhote caber numa danceteria de Floripa, é o fim.

Digo isso com o sentimento de quem criou o Skol Rock. Era grande. Era...

GINCANA

Aliás, a Gincana Cidade de Blumenau, que teve sua 16a. edição realizada em setembro último, outro evento que tive o prazer de iniciar em 1993 – apenas um ano antes do Skol Rock – andou recebendo algumas críticas. Uma delas, a de que todos perdem, dando a entender de que os prêmios são menores do que o investimento de cada equipe. Penso que aí mesmo está sua grandeza. As pessoas não estão ali por dinheiro, mas pela gincana. Vejo de outro modo: até as últimas colocadas são vencedoras, pois ajudam a comunidade necessitada e vivem/curtem Blumenau.

NOVA RÁDIO

A venda da ex-rádio Blumenau e Bandeirantes, que vai voltar a se chamar Blumenau, a um empresário de Brusque, colocou fogo no mercado. Muitos radialistas da rádio Nereu Ramos, a líder em audiência, foram convidados a trocar de prefixo. Sabe-se que dois aceitaram, outros balançaram. O mercado (leia-se radialistas) está vibrando...

PROVIDENCIAIS

Polêmico apresentador de programa de rádio-denúncia, Elias, da Rádio Menina FM, acaba de entrar em férias. Ele, que tem se caracterizado por pesadas críticas, muitas exageradas, privilegiando a “pimenta” ao fato em si, volta aos microfones somente depois da primeira semana de outubro.

INFERNO...

O ex-prefeito e deputado federal Décio Lima (PT) deve estar mesmo naquele período em que os mais místicos chamam de “inferno astral”. Primeiro teve que deixar Brasília para concorrer a uma eleição municipal, onde a cobrança de resultados é muito mais próxima e incisiva. Depois ganhou de presente uma nominata de vereadores que não empolga (com exceção de dois ou três nomes mais conhecidos).

... ASTRAL

No início da campanha já teve que agüentar a equipe estratégica colocar no ar a figura assustadora do Sr. Consciência, digna de fazer as mães tirarem as crianças menores da sala. Em seguida os resultados das pesquisas eleitorais não lhe são favoráveis. Uma semana depois, veio a denúncia de seu envolvimento com empresário da Agrenco, com direito à escuta da Polícia Federal, que repercutiu nacionalmente (saiu até no Estadão/SP). Por último, o advogado da campanha jogou o boné. Que fase!...

CHEGA!

Na próxima eleição, os partidos devem fazer a seguinte triagem com seus candidatos a vereador: se for dizer no rádio e tevê coisas como “venho humildemente e respeitosamente”... ou “sou casado, pai de tantos filhos”... ou ainda “peço permissão para adentrar o seu lar”, já impede a candidatura no ato. Gentilezas demagógicas ou casar e fazer filhos não mostram nada. Não é para isso que elegemos vereadores.

ARRISCANDO

Queria me poupar do risco, mas acho que não conseguirei. A vontade de arriscar é grande... Semana que vem vou fazer uma leitura da eleição para vereador, tentando acertar quantos vereadores cada partido elegerá. É um exercício interessante. Só ainda não decidi se aposto só na quantidade ou se cito os nomes também. Até lá resolvo...

Se você curte um pouco de filosofia básica e vê razão e valor na dúvida, leia o texto abaixo também...

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

caro amigo Fabrício,
essa sua última idéia de arriscar me parece um tanto divertida.
Penso nisso partindo da idéia de que as urnas são como caixinhas de surpresa.
Com sua permissão, tomo a iniciativa de expôr minha opinião sobre as coligações e suas respectivas vagas na câmara:

PMDB - PSDB = 5
DEMOCRATAS - PSC = 4
PP - PMN = 2
PT - PSDC = 2
PRB - PSL - PTB = 1
PDT - PSB = 1
PR - PCdoB = 0
PTC - PHS - PRP - PRTB = 0
PSOL = 0
PV - PPS = 0

Prefiro não citar nomes por enquanto, ainda estou formulando meus critérios para citá-los.
Sem contar que entre os 15, haverá alguns que se quer deveriam ser candidato. Tem que ter muita cara de pau mesmo!

Obrigado,
Abraço!

Anônimo disse...

nao acredio que um blog deva ser diário. blog é opinativo por essência, e opinião não muda diariamente, é preciso tempo pra maturar e digerir. gosto mto dos posts bissemanais, por exemplo, qe dão tempo pro leitor assimilar com maior facilidade as leituras.

quanto ao bolão dos vereadores, jah ouvi tua visão sobre o fato. mas nao sei se eh seguro citar nomes, hehehe