sábado, 21 de junho de 2008

Cotidiano - Blumenau, 21.junho.2008

INTERNACIONAIS

CARRO À ÁGUA

Os japoneses já inventaram o carro à água (hidrogênio). Funciona com qualquer tipo de água, inclusive da chuva e do mar. Anda até com chá. E alcança 80 km/h. Já era sem tempo, pois se sabe que é a tecnologia automotiva do futuro próximo. Procuram investidores para fabricar o veículo em série.

INTERESSES ECONÔMICOS

A coisa, porém, não deve ser tão simples. Países com grandes campos petrolíferos vão deixar de ser potencias mundiais, pois o “ouro negro” já não será mais ouro. Há muitos interesses econômicos mundiais envolvidos. As previsões eram de que o hidrogênio substituiria o petróleo em 25 anos. Quando acontecer, o Brasil virará top. Resta saber se não teremos os “donos do mundo” metendo o bedelho e arrumando confusões/invasões por aqui.


NACIONAIS

MILICOS NO RIO

Pano pra manga o caso dos milicos que prenderam e entregaram três jovens aos traficantes de favela rival. Mancha – e como – a imagem do Exército Brasileiro. Exceto que punidos exemplarmente com expulsão e condenação criminal.

MILICOS AQUI

Aliás, quando se falou na presença do Exército para combater o crime organizado no Rio de Janeiro, viu-se da impossibilidade por não estar previsto nas normas constitucionais. Em Blumenau, tarde dessas, militares faziam mudança (móveis), num caminhão do Exército, em frente ao prédio da Justiça Federal (rua Sete). Estaria nas regras constitucionais? Ou só vale pular a cerca quando o serviço é brando?

VERGONHA VASCAÍNA

Eurico Miranda continua aprontando das suas e envergonhando a torcida vascaína. Depois de roubar eleição passada, onde até pessoas com 114 anos de idade “votaram”, garantia esta semana que não haveria nova eleição. A Justiça bancou o novo pleito e agora se finge de morto. A nova votação está ocorrendo agora (sábado) e pelo bem do futebol brasileiro, seria muito bom que Roberto Dinamite ganhasse de Eurico.

VERGONHA NACIONAL

O Brasil perdeu para Paraguai e empatou com a Argentina em casa. Cacá e Ronaldinho são esnobados por Dunga (Ronaldinho Gaúcho sem time e com uma perna só é melhor que muito cabeça de bagre convocado por Dunga). Só restam poucas pergunta: seleção brasileira não é lugar dos melhores? Um jogador pra chegar lá não precisa provar isso em campo, no seu clube? Como Dunga, que nunca havia treinado um time de futebol na vida, chegou a técnico da seleção? Hein? Hein?

A culpa não é dele. É da CBF.


LOCAIS

LITERATA

Amigo bem ligado à literatura e respeitado na área, ao ver o “barulho” causado pelo lançamento do livro Spike, que conta a história do cão e sua dona, saiu com esta: “Enquanto batemos palma para a literatura animal, esquece-se da literatura dos sentimentos”.

SÓ POR AQUI

Estacionamento privado é o grande filão do centro – e arredores – de Blumenau. Tão bom, que tem estacionamento que se dá ao luxo de ostentar plaqueta no portão: “Fechamos às 18 horas”. Quem trabalha até este normal horário comercial, então, tem que sair mais cedo para não ficar com o carro preso? É muita folga...

TAMBÉM QUERO

Mudança no estatuto do DCE (vai quem quer! – só pra rimar) prevê, mediante aprovação do estudantado via consulta, remuneração aos líderes estudantis. Tudo bem que eles têm de se dedicar mesmo e até acabam perdendo aulas e mais aulas. Mas o novo estatuto que se quer aprovar deixa aberto para que os próprios dirigentes decidam sobre sua remuneração. Aí já é um pouquinho demais, não?

AS 3 VIAS DO PDT

Até quinta à noite ninguém sabia para onde ia o PDT de Blumenau. Se casava com JPK, com Décio Lima, ou se assumia a opção de ser a terceira via. O menos provável aconteceu: o PDT vem com candidatura própria e Valdecir Mengarda (ex-PT e ex-PSol) é o cara. Pelo visto, o líder estadual Maneca Dias teve influência na decisão. Aliás, Mengarda acredita que a candidatura do PDT levará a eleição para o segundo turno.

RUFINUS É VICE

Parece que não muda mais. O vereador Rufinus Seibt (PMDB) será mesmo o candidato a vice na chapa de JPK. Popular principalmente no bairro da Velha e político do estilo “formiguinha” (está em todo lugar), Seibt é do tipo que não incomoda os parceiros. Porém, tem votação limitada: foi candidato duas vezes a deputado estadual e não chegou nem perto da eleição. Seria perfeito se o PMDB viesse unido. Mas não é isso que transparece.

CONVENÇÕES E O PP

A tríade principal da tríplice aliança (D25, PMDB e PSDB) fechou convenção municipal - cada um na sua - para o dia 28, como forma de homologar candidaturas. Espertamente, o PP vai marcar a sua para dia 30. Assim poderá utilizar o discurso de que foi “abandonado” por JPK e fica livre para uma costura com Décio Lima.

Resta saber qual a posição do atual vice de JPK, Édson Brunsfeld, sobre o assunto. Chegou a ter sua candidatura a prefeito lançada recentemente, mas o PP tá louquinho para acertar com o PT.

As eleições começam a esquentar e darão o que falar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Imagine o estouro de votos se o Dinamite ganhasse do Eurico.