sexta-feira, 24 de julho de 2015

DESCULTURA GASTRONÔMICA EM FOCO



Definitivamente não entendo esta “onda” de food trucks. Não são nada mais do que a releitura dos antigos trailers de lanches e mini-vans de cachorro quente que se espalham por Blumenau e pelo Brasil afora. Ganharam nova roupagem e... ualá! Todo mundo acha uma maravilha!

Confesso que considero interessante como o marketing pode reavivar as coisas e movimentar a economia. Oportunidade de negócios. Até estive no evento do Shopping Park Europeu. Organizadinho, com boas bandas no palco. Mais do que isso, só a constatação de que continuamos valorizando mais o que vem dos Estados Unidos do que nossos próprios feitos.

É uma questão cultural. Quando este país aprender a valorizar sua própria cultura (excetuando, claro, a cultura da corrupção) talvez deixemos de ser um gigante adormecido que nunca acorda. No caso dos food trucks é a sina da incorporação de expressões idiomáticas somada a do conceito de gastronomia que engorda, que os estadounidenses implantaram em todo o mundo potencializando a obesidade e os AVCs.


LOBÃO O AFIADO

O rockeiro Lobão, pós 50, chegou, cantou e provocou em seu show no Teatro Carlos Gomes. Nas redes sociais apareceu uma filmagem via celular onde ele adapta a música Vida Bandida, um de seus grandes sucessos, para “Dilma Bandida”. Tuiteiro anti-PT de carteirinha, adivinha se Lobão não é odiado em determinado círculo ideológico.


NO TWITTER

A verdade é que os 'arautos da moralidade' se desnudaram tão imorais quanto qualquer bandido. Decepcionaram até os que enxergam em seu séquito e perderam o encanto de outrora. Ser oposição é uma coisa. Não dá pra ser oposição sendo governo. Nesta segunda posição, o buraco é bem mais embaixo.


BLOG BOMBOU

O último texto principal do blog, que exorta as pessoas mal humoradas e mal amadas que destilam suas agruras via facebook a procurarem um psicólogo, bombou. Especialmente no próprio face, onde costumo postar as chamadas dos textos para o blog. Não é pequeno o número de pessoas de saco cheio com os reclamões (geralmente sem noção nem informação). Talvez por isso até mesmo programas de mídia como tv e rádio que seguem esta linha estejam caindo no desgosto popular.

A vida muitas vezes já é dura por si mesma. Não é preciso gente jogando isto na nossa cara quando tudo que queremos é a felicidade.


‘ALILÁS...’

As redes sociais nas mãos de algumas pessoas públicas que só querem aparecer, julgando-se juízes de tudo e de todos e acima do bem e do mal, tornam-se tão desinteressantes quanto os avarentos de humor de plantão.


CAO HERING

Ao ler a coluna do publicitário Cao Hering, no Santa desta sexta (24.07), curti e – muito – a criatividade de conseguir fazer um texto inteiro com citações de outros, conseguindo conectar ideias. Cão brinca ter sido uma ‘ode à preguiça’. Gozador. Foi um brinde à criatividade. Deve ter dado mais trabalho reunir todos aqueles pensamentos do que escrever de próprio punho e mente uma coluna. Recomendo a leitura.


DICOTOMIA INSANA

Todos brigam, esperneiam e esperam a volta do funcionamento do radar meteorológico de Lontras – aquele que prevê as coisas do tempo em um constante conserta-estraga. Muitos não querem que outros radares, como os de trânsito, por exemplo, funcionem. Não se trata de dois pesos e duas medidas. É que muita gente só quer que funcione aquilo que lhe beneficia. Se beneficiar só os outros, não vale. 

Nenhum comentário: