quinta-feira, 5 de março de 2009

Cotidiano - Blumenau, 05.03.2009

INTERNACIONAIS

EU, PARA EMBAIXADOR

Deu na imprensa: presidente Lula vai abrir quatro embaixadas no Caribe. Quatro! Impossível que não sobre uma vaguinha para mim. Se já tiverem escolhido os caras, digo, embaixadores, abre uma quinta, pô...

Se o Celso Amorim pode ser Ministro das Relações Exteriores, a gente pode pleitear uma vaga de embaixador, não acha?

NACIONAIS

ABORTO?

Em Recife, um padrasto estupra a enteada de apenas nove anos. A coitada da criança engravida – e de gêmeos. Quer interromper a gestação indesejada, claro. Além do que é apenas uma criancinha... pois a igreja católica chegou a entrar com pedido no Ministério Público para que este impedisse o “aborto”. Não deu tempo. Os médicos o fizeram, ainda bem.

Mas fica claro porque a igreja católica tem cada vez menos adeptos e cada vez mais resistência nesses tempos modernos. Em casos como este, fica claro a falta de bom senso e até de humanidade. Tudo por um dogma.

BILINGÜE

Comerciais de tevê da Volkswagem, brincando com a língua (portuguesa e alemã) estão muito bons. Depois do “é nóis (na fita)”, agora o novo VT troca o masculino pelo feminino, típico erro de alemão tentando falar português. E o outro alemão, do lado do trocador de letras, dá uma do tipo “eu fora”. Muito legal.

LOCAIS

A MAIS ALEMÃ

Blumenau deu a mão à palmatória. Na programação da Fimtur (evento de agentes de turismo que acontece por aqui), está a visita à Pomerode, “a cidade mais alemã do Brasil”. Que plantou o slogan e colhe os frutos. Nem se discute mais a questão.


ESTATUTO

Caso polêmico da falta de água no bairro da Velha, em Blumenau, deixou pelo menos uma questão importante no ar (mas ninguém falou dela): é interessante ter presidentes de Associação de Moradores envolvidos com política partidária? Penso que a comunidade perde com isso, porque qualquer justa reivindicação acaba ganhando outra conotação.

Os presidentes não têm culpa disso. O estatuto permite. Alguns até fazem um bom trabalho comunitário. Mas é fato que toda reivindicação é levada para outro lado, naturalmente perde credibilidade. A discussão que se levanta é: e se o estatuto das associações proibisse filiação partidária, não seria melhor para a comunidade? Caso para a Uniblam debater. Eu, na minha tranqüila posição de questionador, fico me perguntando se haveria tanto interesse pelas direções de associações...

BIG IDÉIA

O Supermercado Big teve uma grande idéia. Colocou à disposição do público, em sua loja, um cestão de livros didáticos usados. Quem não vai usar mais um livro escolar, deixa lá. As pessoas podem mexer no cestão e levar o que lhes interessa, de graça. Disseram-me que o cestão está cheio num período, no outro já está pela metade. Prova da boa iniciativa.

As filas nos caixas, no entanto, continuam as mesmas.

FUTEBOL

O Metropolitano, agora que engrenou uma recuperação, perdeu o técnico. O Peninha, comentarista da RIC Record, definiu bem: a relação técnico de futebol e clube é prostituída (por favor, entendam, não queremos ofender as prostitutas). Mas discordo quando ele diz que é dos dois lados. Quando um clube manda técnico embora por maus resultados, é por incompetência deste. Ou tática, ou de psicologia motivacional, ou de ter o grupo na mão. Porém o técnico deixar o time na mão quando a equipe mais precisa dele, recebendo salário em dia... sei não. Dá pinta de falta de caráter. Sérgio Ramirez que o diga.

NA TORCIDA

Metrô não quis César Paulista, que está aí dando sopa (deve ter algo muito grave entre algum diretor e ele), e trouxe de volta Lio Evaristo. Aquele mesmo que no ano passado foi mandado embora por colher duas derrotas seguidas no começo do campeonato. Resolverá agora, com o time à beira do rebaixamento? Torço que sim. Acreditar...

FORA ROTH!

Já no Grêmio, a torcida anda tão fula com Celso Roth que criou um site para detonar o treinador e cobrar posição da diretoria. É
www.foraroth.com.br, com direito a link para um abaixo-assinado para pedir a cabeça do treinador.

Nenhum comentário: