quarta-feira, 28 de setembro de 2016

PESQUISA ELEITORAL???

Pesquisas de 2012 erraram tudo. Institutos perderam credibilidade.

Estamos na semana da eleição, onde os brasileiros vão definir os destinos dos municípios para os próximos quatro anos. Em Blumenau, ela começou agitada com a divulgação de uma única pesquisa eleitoral feita nessas eleições, do instituto Mapa, encomendada pela RIC/Record. O resultado é contestado por alguns, comemorado por pelo menos um candidato. Mas, convenhamos... as pesquisas eleitorais em Blumenau estão sob suspeita desde 2012. É bom relembrar. Há quatro anos atrás a lambança das pesquisas foi tanta, que repercutem até hoje.

Para os menos ligados ou cuja memória é mais curta do que o normal, em 2012 as pesquisas apontavam o atual prefeito e então candidato Napoleão Bernardes fora do segundo turno. Na eleição passada, o instituto Ibope fez várias pesquisas por aqui e, três dias antes da eleição garantia que Ana Paula Lima chegaria aos 40% dos votos. Napoleão estaria, na semana da eleição, 4 pontos percentuais atrás de Jean Kuhlmann, que também era candidato. A lambança foi tanta naquele 2012, que uma pesquisa do instituto Accord chegou a apontar Osni Wagner com 7%.

O próprio instituto Mapa, realizador da única pesquisa eleitoral em Blumenau em 2016 apontava, naquele nem tão distante 2012, a candidata petista Ana Paula Lima bem na frente, com Kuhlmann em segundo. Napoleão estaria fora do segundo turno. O Ibope este ano nem deu as caras em Blumenau. Talvez por vergonha do erro crasso cometido em 2012. Outros institutos que estão ali na tabela de 2012 (no alto da página) também sumiram, desapareceram. Somente na última semana da campanha apareceu a única pesquisa eleitoral em Blumenau, do único instituto que resolveu, mediante pagamento da contratante, claro, efetuá-la.

Uma análise sobre as pesquisas de 2012 sempre deixaram em dúvida se o eleitor mudou o voto tanto assim ou se havia erro no planilhamento das intenções de voto. Ou, quem sabe, na leitura deste planilhamento... Não houve,  grosso modo, nenhum fato cabalístico naquela eleição que pudesse fazer a candidata do PT cair mais de 10% em três dias. Nem mesmo que o candidato do PSDB ultrapassasse o do PSD crescendo 16% em apenas 72 horas. Vamos combinar: o que aconteceu naquela eleição não foi surreal. Estranhas foram as pesquisas de intenção de voto. Não poderiam errar tanto, a não ser de propósito. Pesquisa que funcionou de verdade foi aquela de boca de urna, feitas por emissoras de rádios locais, no dia e hora da eleição.

O fantástico erro das pesquisas eleitorais de 2012 em Blumenau coloca os institutos que a fizeram em suspeita. Por isso, antes de comemorar a única pesquisa deste ano divulgada na última segunda-feira e que aponta o candidato do PSD com 5% a frente do candidato do PSDB – e estranhamente que embora Napoleão tenha 29% das intenções de voto mais de 49% dos eleitores acreditam que ele vá vencer a eleição – é muito prudente esperar o resultado das urnas. Afinal, em Blumenau, tem se mostrado que os números das pesquisas não são corroboradas pelos números dos votos. E que o eleitor blumenauense não age como “Maria-vai-com-as-outras” quando o assunto é eleição.  


ÚLTIMO DEBATE

RBS TV faz o último debate do primeiro turno das eleições em Blumenau nesta quinta-feira, dia 29. Eleitores indecisos terão a oportunidade de ver propostas e posturas dos postulantes ao cargo de prefeito pelos próximos quatro anos, para decidir em quem votar. Não que um debate decida o voto, mas a soma deles mais os programas eleitorais gratuitos, mais a pesquisa que o eleitor pode fazer sobre os candidatos e suas atuações em prol da cidade (ou não), pode fazer a diferença.


ANTES DA ELEIÇÃO

Se no domingo Blumenau decide quem dirige os destinos da cidade pelos próximos quatro anos, no sábado, dia 1º, os blumenauenses podem dizer o que pensam sobre a separação do Sul do Brasil e criação de um país independente composto pelos estados da região. Serão 49 urnas na cidade. Elas estão aqui: bit.ly/urnasblu. Só no Parque Ramiro Ruediger são 4, nas entradas. No Castelinho da Havan também tem. E muitas outras espalhadas pelos bairros.


TEMPO DE FESTA

Acaba a eleição, começa a festa. Blumenau entra em ritmo de Oktoberfest, que no Parque Vila Germânica já é uma realidade com todos os preparativos para receber centenas de milhares de visitantes. Dia 5, quarta, tem desfile na rua XV e a sangria do primeiro barril lá na Vila. Depois de 6 anos, o Parque de Diversões volta a ocupar o espaço atrás do ginásio Galegão. Mais diversão para crianças de todas as idades.


GANHA BLUMENAU

Em tempos de crise econômica nacional onde os recursos andam escassos e investimentos foram deixados de lado, chama atenção o novo espaço da Confeitaria Rekynt & Sabor, do casal Amorim, na principal rua da cidade. O local de café, almoço, conveniência etc, está se tornando ótima pedida para eventos. Além disso, o bom atendimento chama atenção.

Alto da XV ganha novo estabelecimento de qualidade.

Parabéns para quem investe em Blumenau e faz da XV uma rua mais bonita.


VELOCIDADE NA VEIA

8a. etapa: corrida noturna em Indaial.

Mais uma etapa (a penúltima) do campeonato do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu e a classificação não desembola. Em corrida noturna no kartódromo de Indaial, acidente grave, pegas e muita emoção fizeram parte do cardápio dos pilotos. Terminadas as provas nas duas categorias, assim ficou a classificação:


Classificação Geral 2016

Categoria Máster

Lugar
Piloto
Pontos
Alexandre Pereira
105
Fabrício Wolff
101
Eduardo Bonononi
100
Rodrigo Pereira
  90
Carlos Ribeiro
  88
Sandro Locatelli
  86

Cristiano Baifus
  86
Rodrigo Estevão
  34
Thiago Schwaemlle
  18
10º
Dudu Cunha
  14
11º



Pódium da categoria Máster em Indaial.

Categoria Light

Lugar
Piloto
Pontos
Naldo Borges
100
Nilton Leitempergher
  92
João Paulo / Piske
  86
Augusto Ittner / Diorgnes
  68
Guilherme Puerari
  63
Alexandre Caminha
  62

Jackson Ramos
  62
Jaime Avendaño
  44
Oscar Grotmann (Casico)
  44
10º
Everton Siemann
  28
11º
Jandyr Nascimento
  15

Pódium da categoria Light nesta 8a. etapa.


Próxima etapa dia 29 de outubro, 16h, no kartódromo de Ascurra.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

PROGRESSÃO AUTOMÁTICA, UM DESRESPEITO

Progressão automática: tiro na educação de verdade.

Todo mundo sabe – ou pelo menos diz ou já ouviu dizer – que a educação é o futuro do país. Tudo bem... deveria ser o presente, mas aqui no gigante adormecido tudo demora mais um pouco, o processo é sempre mais lento. Quem está atento à importância da educação para uma nação, já ouviu falar também do Japão pós segunda guerra mundial. É, provavelmente, o exemplo mais clássico de como a educação, no caso específico voltada para a tecnologia, pode impulsionar economicamente um país. Há muitos outros exemplos mundo afora que demonstram que o conhecimento transmitido e adquirido no ensino escolar modifica para melhor seu povo, a nação e, por conseqüência, o país.

Na contramão de tudo o que se sabe sobre a importância da educação, o Governo do Estado de Santa Catarina acaba de anunciar a implantação da “promoção automática” para os alunos das primeiras, segundas e terceiras séries do ensino fundamental. Na prática, o aluno passa de qualquer jeito até a terceira série, saiba ou não ler e escrever, saiba ou não as continhas básicas da matemática. Só ao final da terceira série, haverá uma avaliação do aprendizado. E será exatamente aí, neste momento, que a porca torcerá o rabo. Se o aluno não souber, não tiver aprendido tudo o que precisaria saber na primeira e segunda série, o que fazer?

A patuscada governamental pode ser criticada de todas as formas. Primeiro porque promover os alunos às séries superiores é um desrespeito ao próprio aluno, pois não leva em consideração o seu nível de aprendizado. Há quem defenda que a tal “promoção automática” não respeita nem mesmo as Leis de Diretrizes Básicas da Educação. Mas este ato por decreto, desrespeita mais: desrespeita os pais dos alunos, que não terão real noção de como seus filhos estão no processo de aprendizagem – fundamental para que, no futuro, sejam alguém na vida. Desrespeita o princípio da ‘meritocracia’, nivelando todas as crianças dessas três primeiras séries por baixo, uma vez que passarão de uma série para outra sabendo ou não sabendo, esforçando-se ou não. Desrespeita a inteligência da sociedade, por motivos óbvios.

Dei aula no ensino superior trabalhando com textos. Sei da dificuldade de boa parte dos estudantes universitários com a língua portuguesa. O ensino de base já é deficiente, pelas mazelas da educação que todos sabemos. Professores desmotivados, alguns mal preparados, dificuldades de investimentos nas escolas, teoria ‘conteudista’ de ensino. Com avaliação ano a ano, os alunos chegam à universidade com parcos conhecimentos de base. Imagina empurrando as crianças adiante com a barriga, série após série, sem avaliação de aprendizado, sem constatação da sua capacidade de avançar para o passo seguinte. Santa Catarina, mais do que um tiro no pé, pode estar dando um tiro no peito. No coração do futuro.


ELEIÇÕES 2016 - I

Continuo acompanhando os programas de tevê dos candidatos a prefeito, a estratégia de cada um (os que têm, claro) embutida neles e a repercussão junto aos meus grupos e contatos. E, claro, rindo com a leitura que o colega Carlos Tonet faz em seus posts facebokianos.


ELEIÇÕES 2016 - II

Na prática de rua, as novas regras eleitorais mudaram em muito a percepção das pessoas sobre a campanha. Ela se tornou muito mais midiática e corpo-a-corpo do que visual. Fim de outdoors, placas em casas e terrenos e nas calçadas deram uma limpada na área. O tempo mais curto faz os candidatos correrem mais, mas o desgaste ao longo do tempo é menor.


ELEIÇÕES 2016 – III

Porém a mudança que mais parece ter mexido com a campanha é a proibição da contribuição legal de empresas para as candidaturas. A força de trabalho paga somente no período eleitoral, muito comum no passado, despencou. Quem ficava esperando uma graninha extra nesses poucos dias, deu com a cara na porta. A eleição está mais clean em (quase) todos os aspectos. 


ELEIÇÕES 2016 – IV

Por convite da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP) estive naquele belo município para mediar o debate entre os candidatos Ércio Krieck (DEM/PSDB/PP/PSD/PRB) e Rolf Nicolodelli (PMDB/PT/ PDT/PR). Foi um evento cívico-democrático bem legal, no plenário da Câmara de Vereadores. Foi, aliás, a segunda eleição municipal consecutiva que mediei na querida Pomerode.

 Ótimo debate em Pomerode.


EXPERIÊNCIA

Vivi interessante experiência na noite da última quarta-feira, quando fui convidado pela coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau para falar para estudantes de ensino médio no evento Interação Furb. A pauta era falar de minha vida de 36 anos de jornalismo e minha paixão pela profissão em 10 minutos. Foi massa!  Penso que a gurizada gostou. Tão bom quanto dividir a experiência com alguns colegas de profissão, que também falaram aos futuros universitários.

Parabéns Furb pela iniciativa!

Colegas da Assimvi também falaram aos estudantes.
  

NOITE DE KART

Daqui a pouco (20h) acontece a 8ª (e antepenúltima) etapa do campeonato do Kart Clube Blumenau. Será no kartódromo de Indaial. A disputa está tão grande pelas primeiras posições, que toda corrida, agora, é uma decisão.


Vamos que vamos!


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ADEUS CUNHA, PARCEIRO DE DILMA


Apesar de todo o aparato extra oficial que armou na Câmara dos Deputados e forte influência que exerceu sobre seus pares, Eduardo Cunha foi defenestrado do cargo de deputado federal. Ainda que eleito pelo voto direto, Cunha foi cassado por uma mentirinha no depoimento que prestou em uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Disse que não tinha conta bancária no exterior, mas tinha. Mentira muito maior a cassada ex-presidente Dilma Roussef aplicou na população durante a campanha eleitoral. Mentira muito mais grave, que enganou a população. Ela disse que estava tudo bem quando sua política econômica enterrava o país e protelava o pior para depois da eleição.

O que une Dilma e Cunha – além de ambos não reconhecerem que caíram por seus próprios atos e erros, o que convenhamos, é bem próprio da arrogância que os assemelha – é que os dois não caíram exatamente por aquilo que fizeram. Dilma caiu porque mentiu deslavadamente para a nação e acabou de jogar a economia nacional no fundo do poço. Mas legalmente foi derrubada por causa das “pedaladas fiscais”. Cunha caiu, na realidade, porque está sendo investigado por zilhões de falcatruas e sabe-se que o dinheiro no exterior é fruto de corrupção. Mas legalmente foi porque disse mentirinha na CPI.

Porém Cunha e Dilma têm outras semelhanças. Deram as cartas enquanto estavam no poder e conseguiram comprar apoio político. Assim que foram afastados do poder da caneta (ela temporariamente antes de cair de vez, ele porque renunciou) perderam os atrativos que faziam com que tivessem aliados. Compraram interesses. Assim que perderam força, os interesses mudaram de lado. Isso não é traição, como alegam ambos. A isto se chama conveniência. Quem ganha poder aproveitando-se da conveniência de comprar apoio, perderá este apoio quando ele não foi mais conveniente aos apoiadores. Quiserem posar de vítimas. Dilma e Cunha trocaram acusações de que um derrubou o outro. Balela pura. Eles se auto derrubaram no momento em que praticaram atos que não deviam e não reconheceram os erros. No entanto, a arrogância e o ego não deixam enxergar o próprio rabo. Muito mais fácil – e conveniente – colocar a culpa nos outros.

As quedas de Cunha e Dilma não devem arrefecer os ânimos e as investigações. Não foi o fim de uma era de corrupção, mas podem representar o início de uma de limpeza da política brasileira. Há de se chegar nos demais líderes das quadrilhas de corrupção instaladas neste país. Há gente graúda andando livremente pelas ruas, dando palestras e discursos. Há que se penalizar penalmente os ladrões dos cofres públicos, mesmo depois da perda de mandato. Há de se colocar na cadeia os ladrões dos cofres públicos (sejam políticos, empresários, lobistas...). Mas tudo isto será em vão se o eleitor, a cada pleito, não escolher direito seus representantes. Se o eleitor desinformado já é um grande mal para o país, o analfabeto político (ver Bertold Bretch) e o eleitor corrupto são câncer social tão maligno quanto os políticos corruptos que, a partir da Ilha de Lost chamada Brasília, se esparramam por este país afora. 


LULA LÁ   

E no fechamento da coluna, Lula todo enrolado pela República de Curitiba. Que não seja só espuma, haja pelo menos uma marolinha...


DE TEVÊ

Gosto muito de acompanhar os programas eleitorais gratuitos de televisão para ver a estratégia de discurso utilizada por cada candidato. Se a gente prestar atenção na construção da ideia que se tenta fazer na cabeça do eleitor, dá pra notar que a eleição bipolarizada em Blumenau é uma realidade. Os demais candidatos são coadjuvantes de menor expressão. Desses, alguns criticam e propõem. Alguns só criticam. Nesses, é preciso ter coragem não só para votar, mas para agüentar o discurso.


PROTESTO

Uma terceira via em uma eleição municipal só é possível quando o candidato que a representa tem consistência. Caso contrário, esta terceira via é tão animadora quanto votar no hipopótamo Cacareco. Ou votar branco ou nulo. Aliás, analistas prevêem um grande números de votos inválidos para esta eleição, fruto da balburdia de corrupção que acompanhamos na mídia nacional nos últimos meses. Deve ficar entre 25%  e 30%... algo em torno de 65 a 69 mil votos em Blumenau.

O voto de protesto, seja pela abstenção, nulo, branco ou em candidato estapafúrdio, no entanto, é sempre um tiro no pé.


INDÚSTRIA DA DEMAGOGIA

Li este texto no face. O autor é Luis Paulo Bueno, servidor concursado do município de Blumenau. Conheço-o pessoalmente e tenho muito respeito pelo seu profissionalismo e bom senso. Reproduzo abaixo seu texto na íntegra:

Mais de 25 anos trabalhando com o trânsito. 
Criei o Programa Paz no Trânsito de Blumenau, que ganhou vários prêmios nacionais na categoria.
Criei a Escola Pública de Trânsito, que levou e ainda leva palestras e atividades para milhares de pessoas. 
Da minha prancheta, centenas de projetos para aumentar a segurança no Trânsito ganharam as ruas do município.
Mas a cada relatório de acidentes com vítima, me sinto impotente. Porque sempre considerei morrer num acidente de trânsito uma morte estúpida e desnecessária. Todos os acidentes de Trânsito são evitáveis. Ou seja, alguém deixou de fazer alguma coisa que evitaria o acidente. É por isso que a fiscalização de Trânsito é fundamental nesta guerra.
E se tem uma frase que me deixa indignado é a tal "indústria da multa". O que temos, amigo, é uma indústria de infratores, que querem continuar na prática nefasta de agir de forma irresponsável e impune. É assim que o sangue continua a escorrer pelo asfalto. Pela negligência, imprudência e irresponsabilidade.
Mas enquanto eu encontrar forças, trabalharei para mudar essa triste realidade. Não vou desistir e nem embarcar em discurso demagogo”.


INCOERÊNCIA

Só infratores, motoristas que desrespeitam as leis de trânsito, são multados. Logo, quem fala, prega ou defende que existe uma “indústria da multa” defende a ilegalidade. Sei de agentes de trânsito que ficam acuados quando interpelam ou multam alguém, porque o infrator quer estar com a razão, acha que está acima da lei. Este motorista se iguala aos políticos de Brasília que tanto criticamos. Fazem a coisa errada e querem ter razão na marra.

A incoerência é a marca desta gente.


ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA

Nova diretoria no dia da posse

No último sábado, dia 10, a Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi) elegeu e empossou sua nova diretoria. Ao todo são 26 integrantes em Blumenau e 8 delegados em municípios vizinhos. Tive a honra de ser convidado a me candidatar a presidência. Aceitei, montei a equipe e até 2018 teremos bastante trabalho pela frente. Sucedo meu amigo Alexandre Pereira, ex-presidente que passa a compor o Conselho de Ética.

Para entender melhor o que é a Assimvi, acesse www.assimvi.com.br e siga no face: facebook.com/assimvi. 



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O ELEITOR PRECISA MUDAR

Foto: Marcelo Martins

Por mais incrível que possa parecer depois de tudo que passamos nos últimos meses, manifestações gigantescas de rua contra a corrupção, queda de uma presidente da República e todos os etcétaras possíveis para marcar esses episódios extremamente negativos para a nação, em plena segunda década do século XXI ainda tem eleitor querendo se aproveitar da política, ao invés de aproveitar o momento político para fazer as escolhas certas e dar uma guinada neste estado de coisas.

Alguns candidatos a vereador me relatam que em suas andanças por Blumenau, tem recebido todo o tipo de pedidos: de areia de construção a emprego, de dinheiro para pagar contas pessoais até dentadura. Há também os que querem pagamento para colocar adesivos no carro ou na casa. Os pedidos, claro, vem com a promessa de votos. Se isso acontece em Blumenau, cidade com nível social bastante razoável considerado um dos melhores índices de desenvolvimento humano do país, imagino como será em outros lugares sabidamente menos privilegiados...

O que assusta, no entanto, é ver que apesar do estado de coisas que se tornou a política brasileira, com tanta falcatrua, tanta corrupção, tantos desmandos, ainda haja eleitor querendo barganhar seu voto ou apoio. Este eleitor que quer levar uma “vantagenzinha” para votar em alguém, é aquele que colabora para o tal estado de coisas que, depois, todos tanto criticamos. Este eleitor que assim age ou pensa, é aquele que colabora com a corrupção existente na política e no país. É este eleitor que, quando comprado, coloca o político corrupto no poder.

Cada vez mais acredito que a classe política é a representação fiel dos eleitores brasileiros. Como há muito mais político chegado a uma corrupção do que políticos sérios e honestos (sim, embora em minoria eles existem também!), é compreensível acreditar que há muito mais eleitores com mentalidade eleitoreira corrupta do que eleitores conscientes, que pesquisam os candidatos, sua vida pregressa, seu trabalho e suas propostas. É por esta razão que cada vez que ouço alguém dizer que, revoltado, não vota mais em ninguém, vejo quanta burrice ainda vive em nossa democracia. O “inteligente” que vota em branco ou anula o voto, permite e aceita que o eleitor corrupto coloque políticos corruptos no poder.

É impossível que depois de assistir a tantas barbaridades feitas pelos maus políticos, o eleitor ainda corrobore essas práticas tentando levar vantagem eleitoreira negociando seu voto por favores ou mesmo batendo no peito burramente dizendo que não vota como protesto. Ambos não podem, depois, reclamar do estado de coisas vivido no Brasil. Eles são os primeiros a colaborar com toda esta corrupção existente e que não deixa a gente acreditar no futuro desta nação. Que país é este?  


CONTRAMÃO

No jornal do primeiro semestre deste ano, produzido pelos alunos de Jornalismo do Ibes/Sociesc, ainda sob minha orientação, um fato causou estranheza. Em plena efervescência da política no país, com manifestações nas ruas e redes sociais, a União Blumenauense dos Estudantes (UBE) está morta. Ou pelo menos adormecida. Não há diretoria, nem qualquer movimento. Parou no tempo, bem no momento em que o tempo clama por novas posturas e atitudes.

O que está acontecendo com o movimento estudantil em Blumenau? 


VAI AOS FUNDOS

Investigação agora é em cima dos fundos de pensão. Falam em R$ 8 bilhões de prejuízo, mas pode ser muito mais. Resta saber: 1. Se os nomes dos ladrões que comandavam esses grupos e roubaram será divulgado. 2. Se eles serão (e ficarão) presos. 3. Se há indicações políticas nesses nomes. 4. Se os bancos estatais envolvidos vão cobrir o dinheiro roubado, uma vez que fundos como Funcef e Brasilprev tinham credibilidade e grande adesão exatamente por utilizar o nome desses bancos (Caixa e Banco do Brasil).


BOM EXEMPLO


Farmácia Popular, na rua XV, deixa bem à vista seu recipiente para coleta de remédios vencidos. Demonstra preocupação com a saúde das pessoas e com o meio ambiente, uma vez que um remédio descartado de forma errada pode ser bem prejudicial.

Queria ver em outras farmácias também. E nos supermercados, recipiente para recolher pilhas e baterias. Ação útil que rende imagem positiva junto aos clientes.


DA IMPRENSA

A Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi) empossa nova diretoria neste sábado, dia 10, em almoço na Sociedade Ipiranga de Blumenau. Ao todo, 26 nomes de profissionais dos diversos veículos de comunicação da cidade fazem parte deste novo grupo, além de oito delegados de municípios vizinhos. A integração, capacitação e crescimento profissional dos integrantes da imprensa do Médio Vale do Itajaí, sejam eles profissionais do mercado ou acadêmicos de faculdade, são os objetivos da Assimvi.


HONRADO

Particularmente, fico honrado em assumir a liderança do grupo na vez de presidente. Faço parte da diretoria da Assimvi desde sua criação, em setembro de 2003, mas em outras vezes que meu nome foi lembrado para assumir a presidência, a correria do dia a dia impediu aceitar tal honraria. Agora, porém, é hora de tocar a gestão de dois anos, com a colaboração e parceria dos integrantes da diretoria e dos profissionais de imprensa como um todo.


DIFERENÇA TOTAL

Quem gosta de esportes e acompanha o longo campeonato brasileiro de futebol, já deve ter notado que a arrancada inicial é sempre diferente da chegada. Desta vez resolvi traduzir isto em fotos.

No dia 27 de maio, após a terceira rodada do Brasileirão, publiquei essas fotos abaixo. Veja como Santa Cruz, Internacional e Chapecoense estavam entre os cinco primeiros. Botafogo e Coritiba apareciam juntos, em oitavo. O Flamengo era só o 11º lugar e o Atlético Mineiro o 14º.
  
 Classificação após a terceira rodada


Agora, a posição dos clubes um pouco depois da metade do campeonato, depois dos jogos atrasados que aconteceram nos dias 3 e 4 de setembro.

Classificação no dia 05 de setembro, após 22 rodadas

Dá pra notar como o Santa Cruz, de “coelho” de início de campeonato, caiu para a penúltima posição. Aliás, dos quatro na zona de rebaixamento, só o América permanece. O Inter também foi do G4 para o Z4. Flamengo e Atlético Mineiro subiram muito. O Atlético do Paraná também. De último para 9º lugar. As mudanças foram muitas, hein?  Quantas acontecerão até a última rodada?