sexta-feira, 24 de julho de 2015

DESCULTURA GASTRONÔMICA EM FOCO



Definitivamente não entendo esta “onda” de food trucks. Não são nada mais do que a releitura dos antigos trailers de lanches e mini-vans de cachorro quente que se espalham por Blumenau e pelo Brasil afora. Ganharam nova roupagem e... ualá! Todo mundo acha uma maravilha!

Confesso que considero interessante como o marketing pode reavivar as coisas e movimentar a economia. Oportunidade de negócios. Até estive no evento do Shopping Park Europeu. Organizadinho, com boas bandas no palco. Mais do que isso, só a constatação de que continuamos valorizando mais o que vem dos Estados Unidos do que nossos próprios feitos.

É uma questão cultural. Quando este país aprender a valorizar sua própria cultura (excetuando, claro, a cultura da corrupção) talvez deixemos de ser um gigante adormecido que nunca acorda. No caso dos food trucks é a sina da incorporação de expressões idiomáticas somada a do conceito de gastronomia que engorda, que os estadounidenses implantaram em todo o mundo potencializando a obesidade e os AVCs.


LOBÃO O AFIADO

O rockeiro Lobão, pós 50, chegou, cantou e provocou em seu show no Teatro Carlos Gomes. Nas redes sociais apareceu uma filmagem via celular onde ele adapta a música Vida Bandida, um de seus grandes sucessos, para “Dilma Bandida”. Tuiteiro anti-PT de carteirinha, adivinha se Lobão não é odiado em determinado círculo ideológico.


NO TWITTER

A verdade é que os 'arautos da moralidade' se desnudaram tão imorais quanto qualquer bandido. Decepcionaram até os que enxergam em seu séquito e perderam o encanto de outrora. Ser oposição é uma coisa. Não dá pra ser oposição sendo governo. Nesta segunda posição, o buraco é bem mais embaixo.


BLOG BOMBOU

O último texto principal do blog, que exorta as pessoas mal humoradas e mal amadas que destilam suas agruras via facebook a procurarem um psicólogo, bombou. Especialmente no próprio face, onde costumo postar as chamadas dos textos para o blog. Não é pequeno o número de pessoas de saco cheio com os reclamões (geralmente sem noção nem informação). Talvez por isso até mesmo programas de mídia como tv e rádio que seguem esta linha estejam caindo no desgosto popular.

A vida muitas vezes já é dura por si mesma. Não é preciso gente jogando isto na nossa cara quando tudo que queremos é a felicidade.


‘ALILÁS...’

As redes sociais nas mãos de algumas pessoas públicas que só querem aparecer, julgando-se juízes de tudo e de todos e acima do bem e do mal, tornam-se tão desinteressantes quanto os avarentos de humor de plantão.


CAO HERING

Ao ler a coluna do publicitário Cao Hering, no Santa desta sexta (24.07), curti e – muito – a criatividade de conseguir fazer um texto inteiro com citações de outros, conseguindo conectar ideias. Cão brinca ter sido uma ‘ode à preguiça’. Gozador. Foi um brinde à criatividade. Deve ter dado mais trabalho reunir todos aqueles pensamentos do que escrever de próprio punho e mente uma coluna. Recomendo a leitura.


DICOTOMIA INSANA

Todos brigam, esperneiam e esperam a volta do funcionamento do radar meteorológico de Lontras – aquele que prevê as coisas do tempo em um constante conserta-estraga. Muitos não querem que outros radares, como os de trânsito, por exemplo, funcionem. Não se trata de dois pesos e duas medidas. É que muita gente só quer que funcione aquilo que lhe beneficia. Se beneficiar só os outros, não vale. 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

DAS REDES SOCIAIS PARA O PSICÓLOGO


Cada vez mais as pessoas que destilam suas amarguras pelas redes sociais estão sendo mal vindas. Não é lugar. Claro que todos têm direito à opinião, mas utilizar os olhos dos outros como penico, é faltar com o respeito àqueles que o seguem. Não é à toa que essas pessoas que criticam por criticar, que só enxergam o lado ruim, que falam sem qualquer base de informação, estão sendo excluídas pelos seus “amigos” ou “seguidores” (adoro como são fúteis esses termos da mídia social tecnológica).

Dia desses um amigo (de verdade, não apenas de facebook) postou que estava fazendo uma limpa em seus contatos, eliminando de sua relação virtual os chatos de plantão, que só interagem para destilar veneno e amarguras. Recebeu apoio de dezenas de pessoas que disseram estarem fazendo o mesmo, ou que passariam a fazê-lo. A imensa maioria está de saco cheio de gente amarga, mal humorada, de mal com o mundo. A vida já não é fácil. Trazer seus rancores para o público não a melhora em nada, pelo contrário.

Acredito piamente que isto é caso de psicólogo. Pessoas infelizes e amarguradas poderiam ter em um profissional da psicologia um alento. Quem sabe podem começar a se aceitar como são. Quem sabe podem iniciar um processo de resolver suas frustrações pessoais e melhorar como ser humano. Quem sabe podem nos poupar de ler e ver tanta bobagem, tanto rancor, tanta tristeza potencializada nas redes. O mundo não é cor de rosa. Nunca foi. Tanto não é justo. Nem totalmente injusto. Porém transformá-lo em um cenário sombrio e deprimente, só fará mal a mais gente que não quer acabar no fundo do poço como os arautos do apocalipse das redes sociais.

Aí eis que acabo dando de cara com a frase “Algumas pessoas passam na nossa vida para nos ensinar a não ser como elas”. Tudo a ver. Aos amargurados, sugiro tratamento.


JOGANDO PRA PLATEIA

É fantástico verificar que muita gente entra na “onda” do negativismo gratuito. O caso das catracas da prefeitura de Blumenau é um caso mais do que emblemático. Parece que ninguém viu na imprensa estadual os dois incêndios criminosos em menos de 10 dias na prefeitura de Criciúma. Que alguns populares entrem na onda, sem pensar, nas redes sociais, é até aceitável. Afinal, ali tem de tudo. Mas que pessoas do meio jornalístico o façam, é imperdoável. Afinal, sabem que o mesmo controle de acesso existe na Assembleia Legislativa, no prédio do Governo do Estado, no fórum de Blumenau e em qualquer empresa privada. É princípio de organização e segurança.

Polemizar de forma ‘populacha’ para conquistar audiência é o fim da picada.


MÉDICOS-BANQUEIROS

Médicos da Universidade Federal de Santa Catarina colocam a instituição em xeque mate. Fingir que está trabalhando enquanto na verdade está em outro lugar, é coisa de pilantra. Segundo a investigação do Ministério Público, havia mais horas trabalhadas em locais variados do que as existentes em uma semana. Eles não precisam disso.

Estão imitando na cara dura aqueles bancos “30 horas”.


SALVAR OS GREGOS?

Artigo do ex-embaixador e diplomata Luiz Felipe Lampreia publicado no jornal O Estado de São Paulo explica por que a Grécia está financeiramente ferrada. O país não fez o dever de casa e as mamatas por lá invejam até os políticos de Brasília. A rapadura é doce, mas não é mole.



SALVE-SE QUEM PUDER!

Já por aqui os cofres públicos (entenda-se: meu, seu, nosso dinheiro de impostos) vai ajudar a segurar o emprego de milhares de trabalhadores que seriam vitimados pela má política econômica do Governo Dilma. Estamos pagando o pato em todos os lados, no supermercado, na energia elétrica, no posto de gasolina...  Agora vamos pagar também parte do salário de possíveis demitidos para que eles, a indústria e o governo fiquem bem.

Somos, mais do que nunca, financiadores do país. Só que não recebemos de volta, muito menos com juros.


BANDO DE SHOW DE BANDAS

Blumenau está de cara nova. A quantidade de shows de rock locais e nacionais programada para as próximas semanas chega a ser empolgante. No final de julho (dia 25) tem RPM na Rivage (www.vivaingresso.com.br), em agosto tem nova edição do Rock na Rua e ainda o Fucca, que trará J Quest e Detonautas. Em setembro se fala muito de mais um dia de shows nacionais na cidade, possivelmente resgatando outro evento de sucesso dos anos 90. Será?

Independente disso, 2015 é o ano da virada do rock em Blumenau.


REMEMBER ROCK

O ressuscitar do Rock na Rua fez com a galera lembrasse de um ótimo tempo que, se não volta mais, pode ser revivido. Fui, curti e ainda acabei dando entrevistas. Em uma delas, contei até case das antigas (http://blumenlaut.blogspot.com.br/2015/07/publico-surpreende-na-volta-do-rock-na.html). Em outro, remexeram no meu passado (http://www.oblumenauense.com.br/site/conheca-a-historia-do-jornalista-gaucho-que-esteve-a-frente-de-grandes-eventos-em-blumenau/)...

Claro que compartilhei-as no face.


MAIS UMA

Se a chuva deixar, o kartodromo de Brusque viverá neste sábado, dia 11, Às 16h, a 6ª etapa da Copa Amigos da Velocidade de kart. Depois das primeiras cinco etapas (metade do campeonato), o colega Cristiano Baifus (Câmara) lidera a tabela com 68 pontos. Estou em segundo com 60, seguido de perto pelo também jornalista Rodrigo Pereira (Análise em Foco), com 58. Alexandre Pereira (RIC/Rádio Clube) vem logo atrás com 57. Dudu Cunha (Rádio Ponte FM/Indaial) tem 50. A briga está feia...!


As mulheres também vão pra pista, logo depois, às 17h, pra mostrar a habilidade feminina no kart.