quinta-feira, 21 de maio de 2015

LIVRO LANÇADO, 50 ANOS MARCADO


O dia 20 de maio foi duplamente especial. Além do aniversário onde completei 50 anos (essas datas redondas sempre impressionam... hehehe... ainda mais quando se trata de “meio século” de vida), a quarta-feira dia 20 marcou o lançamento oficial (e único) do livro História, Cultura e Belezas do Vale Europeu, um projeto de três anos finalmente colocado a público. Conto esta história permeando textos e fotos.

As dedicatórias ao seleto público que frequentou a noite de lançamento

Tive a sorte de contar com a parceria do Shopping Neumarkt na produção do evento de lançamento. Profissionalismo à toda prova. Na oportunidade, sem muita cerimônia, mas com a presença de ilustres, amigos e ilustres amigos, pude contar brevemente sobre o insight que deu origem ao livro, seus objetivos e as descobertas encontradas no caminho.

Uma breve e informal fala para lembrar os objetivos do projeto

O livro foi feito com o apoio da Lei Roaunet, a lei federal de incentivo à cultura (Ministério da Cultura do Governo Federal). Sem isto – e sem o fundamental patrocínio cultural da Agrosul Catarinense, Mueller Eletrodomésticos, WK Sistemas, Cia. Hering, BRDE e Malharia Camila – ele não existiria. A ideia é vender a linda e exuberante região do Vale Europeu turisticamente através da cultura que veio junto com os imigrantes, desde a arquitetura aos cuidados com os jardins, das manifestações de tradição ao cuidado com o meio ambiente que preserva as belezas naturais.

Em bate papo com o presidente da Acib e da Cia. Hering, Carlos Amaral

Tudo isto foi apresentado em um vídeo e verificado pelos presentes ao lançamento de ontem no próprio livro, que não será comercializado em livrarias, mas foi doado para as principais universidades, bibliotecas e trade turístico nacionais, além de divulgação para a mídia nacional e local. É claro que os 49 municípios do Vale Europeu também receberam exemplares. Além de outras entidades da região ligadas ao turismo e cultura. Tudo para que o acesso esteja disponibilizado para quem busca conhecimento em locais públicos.

Recebi da proprietária da WK Sistemas, Maria Ignêz, o livro da história de 30 anos da empresa

A presença de dirigentes de entidades importantes da sociedade blumenauense, de empresários patrocinadores do projeto, de autoridades municipais e regionais, além de amigos e colegas de trabalho me deixaram bastante envaidecido. Obrigado a todos. Espero que a noite tenha sido tão agradável para os presentes quanto foi para mim, que além de muito agradável, foi memorável. Noite esta, aliás, que foi possível graças à parceria com o Neumarkt, a Das Bier e a Cascata Carolina. A todos, meus sinceros agradecimentos.

Trocando ideias e cumprimentos com os representantes da Agrosul Catarinense

Individualmente, compartilhei minha alegria de estar com outros projetos do gênero engatilhados e o mais próximo deles pronto para ser anunciado ao mercado. Em público, após usar a palavra para falar do livro fui surpreendido com um “parabéns a você” que acabou em um coro de todos os presentes. Era para ser apenas o lançamento do livro; virou dupla comemoração. Um dia intenso para comemorar intensos 50 anos bem vividos. 

Com representantes de Turismo e Cultura de Timbó, Rodeio e Ascurra

Presença do presidente do Convention Bureau, sua filha, e presidente do Sihorbs

 Mostrando o livro para o empreendedor de shoppings, empresário Jaimes Almeida

Com o amigo e coordenador de fotografias do livro, fotógrafo Marcelo Martins

Na companhia do filho Thierry e do pai Vilarino, reunindo três gerações

Feliz ao lado de Márcia e a família Anusseck

Presença sempre querida dos amigos, alguns deles colegas de trabalho no projeto

E uma selfie com a turma do trabalho e outros amigos 


quarta-feira, 13 de maio de 2015

A MORTE DE LHS. E DE QUALQUER UM DE NÓS



Morte é morte. O fim da vida. A única certeza que temos ao nascer. Única. Não há outra. Tudo na vida é incerto, exceto ela. Há os que crêem em outra vida após a morte. Há os que acreditam em reencarnação. Eu tenho certeza da morte. Pura e simples. Sem floreios, nem devaneios. A morte é o fim. E ponto final.

Aceitar que a morte é o fim, traz muitas vantagens em vida. Em primeiro lugar, você não precisa ficar a vida toda se preocupando em ser o “bonzinho” para conquistar um lugar no “céu” ou “paraíso” ou mesmo para crescer espiritualmente a fim de reencarnar em situação mais favorável. Acreditar que a morte é o fim, faz com que você seja você mesmo, sem querer suprir expectativas do além. Também faz com que você seja bom – se é que você tem este dom – sem esperar nada em troca. Nem aqui, nem dos céus ou para outra vida. Isso é ser bom de coração de verdade.

A morte sempre doerá para quem fica. Não há como evitar o sentimento de perda. É um sentimento que deve ser respeitado, mas que doeria menos se quem fica pensasse no descanso de quem vai. Não deve doer para quem vai. Termina a vida, termina tudo. Sem dor, sem mais compromissos. O fim. A morte chega a ser quase poética. Um poema em tom escuro, um fechar de olhos... mas nem por isso, menos belo. O outro lado da moeda. O outro lado da vida.

Respostas

Não procure saber de onde vem a vida
Pois ela não vem
Está presente

A vida está no seu olhar
No seu jeito louco de amar
Na sua sede de saber

A vida está no seu caminho
Na sua última taça de vinho
No seu ponto de interrogação

A vida está no seu mundo
No seu embriagado sono profundo
Nas suas dúvidas sobre si mesma

A vida está em todo o lugar
Nas manchas do lençol da cama
Assim como a morte também está

Não procure saber de onde vem a morte
Pois ela não vem
Está presente.


RESPEITO ZERO

Aliás, a morte deve ser respeitada, assim como a vida. Nem bem o corpo de Luiz Henrique da Silveira descansava no caixão, urubus teclavam nas redes sociais sobre o político LHS, detonavam sua vida pública em comentários de blogs ou no facebook, em uma total falta de respeito ao ser humano. Não acredito que ninguém vire bom ao morrer. Nem ele, nem ninguém. A pessoa é o que é durante sua vida. Porém, independente de ser político, LHS era uma pessoa, um ser humano. Falar mal de uma pessoa enquanto seus familiares choram sobre o caixão é, no mínimo, total falta de humanidade.

Parabéns aos urubus das redes sociais. É aí que se conhece o caráter de cada um.


REDES ANTI-SOCIAIS

As redes sociais se transformaram em uma grande piada. Tem algumas figuras “hitlerianas” (e a expressão aqui é utilizada como senso comum – e não um juízo de valor ao fürer) que não admitem ver opiniões contrárias às suas que fazem um verdadeiro bombardeiro sobre quem pensa diferente.

Depois reclamam dos xiitas de todos os quadrantes. São iguais. E se tornam uma piada. Se quiserem ser levados a sério, precisam rever seus conceitos.


QUE DECISÃO!

Juiz do interior de São Paulo mandou soltar 20 pessoas que estavam presas por falsificarem agrotóxicos. Até aí, nenhuma novidade neste Brasilzão sem porteira. Mas o que chamou a atenção foi a justificativa do magistrado. Para ele, em um país onde o Supremo Tribunal Federal (STF) manda para casa os corruptos do escândalo da Petrobrás, que causou prejuízo de R$ 6 bilhões aos brasileiros, bandidos menores não merecem ficar atrás das grades. Detalhes em: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2015/05/juiz-diz-nao-poder-manter-grupo-preso-apos-decisao-do-stf-sobre-lava-jato.html 

O exemplo vem de cima. Sempre.


FOTO AMBIENTAL

Termina na sexta-feira, 15, a inscrição para a Mostra Fotográfica da Semana Municipal do Meio Ambiente. Uma ótima oportunidade para exercer a sensibilidade nos clicks com um olhar ambiental. Participar é moleza. Basta fotografar (dentro dos critérios mínimos do regulamento: em www.blumenau.sc.gov.br/mostrafotografica) e enviar as fotos para a galera da Prefeitura. Sua foto vai aparecer bem na fita. Vai para uma galeria de fotos do site e ainda pode estar nas redes sociais, telões de led das ruas da cidade e shopping centers.


  
SURFISTAS EM ÊXTASE

Meteorologia alerta para a possibilidade de ondas de até seis metros no litoral catarinense. O mar perigoso, no entanto, pode realizar o sonho de muito surfista que só vê onda deste tamanho em vídeos do esporte. Quem sabe não mudam a etapa do Mundial de Surf, que está acontecendo agora no Rio de Janeiro, para Navega City?


SEM ABA, NEM ABBA

Na boa... não me convidem para ver ou ouvir Abba. É mais antigo do que meu gosto musical e, na minha reles opinião sonora, muito distante daquilo que curto. Rockeiro oitentista, sim, mas sem gosto duvidoso.  ;)


ROCK NA RUA

Léo Laps, editor de Lazer e Cultura do Santa, traz em primeira mão na edição desta quarta-feira, 13, a volta do Rock na Rua, evento que fez sucesso de 1993 a 1996. Claro que deve vir repaginado, mas Léo aposta na fórmula para embalar gratuitamente uma ou outra tarde enfadonha da galera rockeira de Blumenau.


 Copa Amigos da Velocidade terá 10 etapas até novembro.

CORRE NA PISTA

Nesta quinta, 14, mais um pega no kartodromo de Brusque. É a quarta etapa da Copa Amigos da Velocidade de Kart, que reúne grupo de aficcionados de Blumenau e mais um ‘perdido’ de Indaial. Cris Baifus e eu, com 40 pontos, defenderemos a liderança do campeonato. Alexandre Pereira, repórter da RIC Record, vem babando no cangote com 36. E tem mais uma galera na disputa. Vai dar mais um pega dos bons. 





quarta-feira, 6 de maio de 2015

BLUMENAU DAS POLÊMICAS GRATUITAS

Blumenau, terra das polêmicas.      Foto: Marcelo Martins

Blumenau é uma terra sem igual. Terra de sol, chope, gente bonita. Terra de tradições germânicas que vão muito além da gastronomia e das músicas típicas e se traduzem em um povo trabalhador, sério e ético. Mas que não consegue se livrar de uma peculiaridade bem própria de cidade pequena: a adoração às polêmicas. A coisa por aqui é levada tão a sério, que qualquer fofoquinha de boteco vira polêmica, valorizada por jornal, rádio e, se bobear, até tevê. Redes sociais, então, nem se fala. E a maioria dos “opinantes” (nome que poderia ser traduzido como “lavadeiras”, se o contexto fosse outro), sequer sabe do que está falando. Apenas embarca no bonde da polêmica. E pronto.

Não bastasse a vergonha de alguns poucos blumenauenses irem até Brasília para fofocar para o BID sua versão xenofóbica sobre a Ponte do Centro que se pretende construir ligando a rua Itajaí ao bairro Ponta Aguda, tentando claramente prejudicar Blumenau ao querer impedir a vinda de recursos financeiros para a cidade, implicam agora até mesmo com o conceito de sustentabilidade. A fala de um profissional dizendo que bicicleta não é sustentável (afinal, existe a utilização de material manufaturado e, posteriormente, o descarte dele na natureza) virou notícia de jornal. Parabéns!  Grande tema para o futuro da humanidade.

Não vale nem a pena aprofundar o assunto. Utilizei o exemplo apenas para mostrar que enquanto poderíamos debater temas importantes para o bem da cidade, alguns ficam dando asas a polêmicas insustentáveis. É assim que Blumenau não vai para a frente. É por isso que a cidade não avança muito mais do que poderia. Enquanto um grupo rema para a frente, outro, no mesmo barco, rema para trás. O plantio de polêmicas desnecessárias faz parte das ações do time que rema para trás. Com isso, não perde apenas o grupo que faz força para avançar. Toda a comunidade é prejudicada. Ser a “capital das polêmicas” tem um custo, um preço muito alto a ser pago por todos nós. Afinal, estamos - todos - no mesmo barco.

MAIO AMARELO

Em tempos de Maio Amarelo, é bom que os adeptos da polêmica da “indústria da multa” (outra fabricada por quem não tem o que fazer) coloquem as barbas de molho. O trânsito é a praga que mais mata no Brasil e os brasileiros só se conscientizam se a mordida dói no bolso. Logo, fiscalização de guardas de trânsito é ato de extrema necessidade. Eu mesmo já fui multado e, ainda assim, creio na fiscalização como forma de frear o ímpeto dos mais apressados.

Melhor isto do que ver um filho morto ou um pai em cadeira de rodas por causa de um motora irresponsável. E está cheio por aí.

AMARELOU

Até quem se insurgiu legalmente contra a fiscalização, amarelou. Afinal, a Justiça viu que os argumentos insurgentes, se não eram mentirosos, eram ao menos falaciosos. Lidar com acidentes, sequelas, vidas, é coisa bem mais séria do que aparecer na mídia e nas redes sociais.

COISA BOA!

Depois do Stammtisch (até dei uma passadinha por lá), o Festival de Botecos. Da mesma forma negativa em que é pródiga em alimentar polêmicas, Blumenau é positivamente pródiga em fazer dar certo eventos gastronômicos que envolvam cerveja. De hoje, quarta, até sábado, a Vila Germânica reúne os botequeiros de plantão para curtir mais um desses. Quinta estarei lá, já aproveito para ver a The Zorden.

Ah!.. Nunca é demais lembrar: álcool e direção... 

TEMPOS DIFÍCEIS

Panelaço nas casas e prédios, derrota no Congresso. Tudo em uma noite só. Não há dúvidas que o Governo Dilma e seu partido, o PT, vivem seu inferno astral ao mesmo tempo. E olha que nem estão tão juntos assim. Pelo menos é o que parece.

PÁTRIA ECONÔMICA

A Pátria Educadora deixou de investir na educação. Não há mais dinheiro para o Fies. Aliás, governos prometerem financiamentos, investimentos e os recursos financeiros acabarem antes de atender a demanda, não é de todo novidade. Mas se há necessidade de economia, dá para unir o útil ao agradável: um dos corruptos condenados do Mensalão, Pizzolatto disse que prefere morrer a ser preso no Brasil. Como cada detento causa um custo ao Estado pago por nós, pode-se instituir a pena de morte no Brasil. Atende a vontade do cara e economiza dinheiro para, quem sabe, investir um pouco mais na educação.

AULA DE ÉTICA

Nunca na história deste país deram tanta munição para professores, como eu, trabalharem as aulas da disciplina de Ética.

TÁ BOM, TÁ BOM...


Depois de aguentar um domingo e segunda de gozação de amigos colorados por conta do Grenal, vou virar minhas baterias para a próxima etapa da Copa Amigos da Velocidade de Kart, que rola no dia 14, quinta-feira, no kartódromo de Brusque. Se não dá na bola, que seja na pista. Pelo menos ali a diversão é garantida e o resultado depende de mim... hehehe